CGE participa de Seminário de Combate à Corrupção em Brasília

18 de junho de 2013 - 03:00

Além de participar do evento, o Secretário Executivo da CGE esteve em reuniões com o Conaci e o TCU

Combate à corrupção, informações estratégicas, lavagem de dinheiro, tecnologia da informação e cooperação institucional. Esses foram os assuntos abordados no Seminário Brasil-Espanha: Estratégias e Metodologias de Combate à Corrupção, que aconteceu em Brasília, nos dias 12 e 13 de junho. O Secretário Executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes, esteve presente no evento, que foi organizado pela Diretoria de Informações Estratégicas da CGU e teve como objetivo fomentar a cooperação com o governo espanhol para o aprimoramento das técnicas e metodologias de combate à corrupção.

Para o Secretário Executivo da CGE a participação no evento foi importante por ter sido uma oportunidade de ver o que está sendo desenvolvido na área de combate à corrupção fora do país. “Estamos trabalhando no caminho certo, que é a ação preventiva e a transparência, haja vista ter se chegado ao consenso de que a prevenção e a transparência são estratégias essenciais para atacar as causas primárias da corrupção. A CGE vem agindo nesse sentido com a implantação do Controle Interno Preventivo, com o nosso Portal da Transparência e as iniciativas relativas ao Acesso à Informação, que tem sido reconhecidas por organismos como o Instituto Ethos de Responsabilidade Social”, ressalta, citando pesquisa divulgada na última quinta-feira (13), na qual o Ceará aparece como o Estado mais transparente com relação aos investimento feitos para a Copa de 2014.

Além da participação no Seminário, Paulo Roberto Nunes esteve no Distrito Federal para reuniões com o Tribunal de Contas da União (TCU) e com o grupo de estudo do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

No dia 14 de junho, representando a CGE, o Secretário Executivo participou, pela manhã, de reunião do Grupo de Estudo para Mapeamento de Riscos de Corrupção em Instituições Públicas Fiscalizadas pelos Entes Filiados ao Conaci. O Grupo de Estudo tem como finalidade apresentar ao Conaci uma proposta de trabalho para a implantação de instrumentos preventivos para minimizar a vulnerabilidade de riscos à corrupção. Participam do grupo membros dos estados de Goiás, Pará, Espírito Santo e Ceará. “Restou estabelecido na reunião que a abordagem do relatório do grupo considerará aspectos contextuais do combate à corrupção, em uma perspectiva de formação de uma Rede Integrada de prevenção à Corrupção, com a participação e troca de experiências e conhecimentos por todos os órgãos filiados ao Conaci”, informa.

No período da tarde, o encontro foi com o TCU para tratar da realização do programa de treinamento de auditoria de desempenho (auditoria operacional). O programa visa qualificar auditores e técnicos de secretarias do governo quanto ao conhecimento e aplicação para a execução desse tipo de auditoria em programas de governo. O treinamento para qualificar os Auditores de Controle Interno da CGE atende a uma determinação do Governo do Estado, que passará a realizar auditorias de desempenho em alguns programas prioritários de governo. Ficou acertado que a capacitação acontecerá no próximo mês de julho. 

18.06.2013
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiárias: Géssica Saraiva e Rebeca Lôbo
Twitter: @ComunicacaoCGE