CGE participa do IX Encontro do Fórum Cearense de Ouvidorias do SUS

3 de julho de 2013 - 03:00

O Encontro acontece nos dias 02 e 03 de julho e reúne a Rede de Ouvidoria do SUS no Ceará

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participou do primeiro dia do IX Encontro do Fórum Cearense de Ouvidorias do SUS, que acontece nos dias 02 e 03 de julho, no Mareiro Hotel em Fortaleza. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado, o evento tem como objetivo fomentar a reflexão sobre os desafios atuais das ouvidorias públicas brasileiras, especialmente àquelas relacionadas ao processo de edificação e consolidação do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS.

O Coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE, Carlos Eduardo Lopes, participou da mesa redonda de abertura, cujo tema foi “Os desafios atuais da ouvidorias públicas no Brasil”. Durante o debate, o coordenador comentou sobre os desafios que a Ouvidoria tem enfrentado atualmente. “Um dos grandes desafios da Ouvidoria nos dias de hoje é ser um instrumento de gestão eficaz, eficiente e efetivo, que viabilize o atendimento das demandas da sociedade, transformando-as em políticas públicas desenvolvidas com a participação do cidadão e voltadas para suas reais necessidades“, afirmou.

“Não é uma tarefa fácil, pois requer uma mudança de cultura e de comportamento de todos os atores do processo: governo e sociedade. Contudo, ao fomentar a participação e o controle social por meio da educação social, a Ouvidoria coloca-se na vanguarda dessa mudança”, concluiu.

Nesta quarta-feira (03), o evento segue com a palestra “Os contratos Organizativos de Ação Pública – COAP e o desenho atual das Ouvidorias do SUS no Ceará”, e com uma mesa redonda sobre as “Experiências Exitosas de Ouvidorias Municipais do SUS no Brasil”.

03.07.2013
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiárias: Géssica Saraiva e Rebeca Lôbo