CGE finaliza auditorias de contas de gestão

2 de agosto de 2013 - 13:33

Foram auditados órgãos, fundos e entidades integrantes do Poder Executivo estadual 

Com objetivo de prestar contas dos gastos realizados pelos órgãos estaduais durante a gestão, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) finalizou, nesta terça-feira (30), as atividades de auditoria referentes às contas de gestão do exercício de 2012. Durante o processo, foram auditados órgãos, fundos e entidades integrantes do Poder Executivo estadual. 

De acordo com o Coordenador da Coordenadoria de Auditoria Interna ( Caint), George Dantas Nunes, a finalização dos trabalhos só foi possível graças à eficiência dos envolvidos. “Participaram do processo 11 auditores de controle interno, lotados na Coordenadoria de Auditoria Interna, e a conclusão dos trabalhos só foi possível porque a nossa equipe de auditores se dedicou ao máximo para alcançar esse objetivo”. 

A finalização dos trabalhos permitiu que os órgãos, entidades e fundos encaminhassem seus respectivos processos de Prestação de Contas Anual (PCA) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio do sistema informatizado e-Contas, instrumento que visa auxiliar os gestores na elaboração, formalização e apresentação da PCA por meio eletrônico. 

Saiba Mais 

Cada atividade de auditoria compreende uma série de etapas. Em um primeiro momento, é realizada uma atividade de auditoria com a emissão de um relatório preliminar, que é encaminhado ao órgão auditado para que esse se pronuncie sobre os resultados dos trabalhos.  

Com base na análise da manifestação do auditado, a equipe de auditoria elabora o relatório de auditoria de contas em caráter definitivo, do qual constarão o posicionamento da CGE sobre os pontos discutidos e as correspondentes recomendações do órgão de controle interno, se for o caso. 

Por último, emite-se o Certificado de Auditoria, de responsabilidade do Coordenador de Auditoria Interna, e o Parecer do Dirigente do Controle Interno, cujo signatário é o Secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral. Esses documentos deverão, juntamente com o relatório, ser anexados ao processo de prestação de contas dos órgãos, entidades e fundos para serem encaminhados eletronicamente ao controle externo (TCE), por meio do sistema e-Contas. 

01.08.2013
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiárias: Géssica Saraiva
Twitter: @ComunicacaoCGE