CGE assina Acordo de Cooperação Técnica entre Governo do Estado e Prefeitura de Iguatu

13 de agosto de 2013 - 03:00

“O município é o 5º do Estado a buscar esse tipo de cooperação, o que evidencia o estágio de modernização do serviço público municipal”, ressaltou o Secretário João Melo

O Secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), João Alves de Melo, ministrou, na última sexta-feira (09), palestra sobre Controle Interno Preventivo e Controle Social, no município de Iguatu.  Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Aderilo Antunes Altcântara Filho e o vice-prefeito Ednaldo de Lavor Couras. O Secretário da CGE e o prefeito de Iguatu assinaram um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a Prefeitura, que posteriormente será assinado pelo governador Cid Gomes.

O acordo tem como objetivo promover a integração institucional entre o município de Iguatu e o Governo do Estado do Ceará, por meio do intercâmbio de dados, informações e sistemas informatizados para uso em comum, relativos às atividades de Controle Interno, especialmente as que se referem à Controladoria, Auditoria e Ouvidoria.

De acordo como Secretário João Melo, a assinatura do termo representa uma transformação nas competências do poder público municipal, dando um maior direcionamento às questões ligadas à transparência e à divulgação de informações. “Com esse documento, a Prefeitura de Iguatu solicitará inicialmente ao Governo do Estado a adesão ao Sistema de Ouvidoria (SOU) e ao Portal da Transparência, demonstrando também, interesse no Sistema de Controle Interno Preventivo. O município é o 5º do Estado a buscar esse tipo de cooperação, o que evidencia o estágio de modernização do serviço público municipal”, ressaltou o Secretário.

Durante a palestra, foram apresentados aspectos relacionados ao Controle Interno Preventivo, Controle Social, dando ênfase à Ouvidoria, ao Portal da Transparência e à Lei de Acesso à Informação, além da apresentação da estrutura organizacional da CGE.

13.08.2013
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiária: Géssica Saraiva