EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

CGE inicia Projeto de Educação Social com palestra Caminhos da Cidadania no Liceu do Ceará

19 de setembro de 2013 - 14:46

Noções de cidadania e de como exercer o controle social serão tema das apresentações que acontecerão nas escolas estaduais

Com a finalidade de contribuir para a melhoria do exercício da cidadania, conscientizando a população para a prática do controle social das ações do Governo do Estado do Ceará, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), inicia na próxima terça-feira (24), às 9h30min, com palestra inaugural no Liceu do Ceará, o projeto “Educação Social”. O secretário de Estado Chefe da CGE, João Alves de Melo, e a Secretária da Educação, Izolda Cela, lançarão a Cartilha Caminhos da Cidadania na ocasião.

As palestras, com uma atuação direcionada e de caráter continuado, são destinadas inicialmente aos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, que conta com 703 (setecentas e três) escolas, das quais 174 (cento e setenta e quatro) funcionam na Região Metropolitana.

Segundo o Secretário da CGE, a escolha de estudantes como primeiro público-alvo do projeto se deve a eles funcionarem como multiplicadores das informações que recebem em suas famílias e ciclos de amizade. “Por ser um espaço de educação, a escola é um local oportuno para a formação da cidadania. Conhecer seus direitos e deveres para exercer na plenitude sua cidadania, além de facilitar o convívio social, possibilita que o indivíduo atue de forma mais consciente e responsável com o patrimônio público”, ressalta João Melo.

Durante as palestras, os alunos receberão a Cartilha Caminhos da Cidadania, que aborda temas como: cidadania; controle social; ética; acesso à informação; combate à corrupção; Portal da Transparência; Ouvidoria; conselhos de políticas públicas; conferências; processo eleitoral; além de informar quais são os órgãos de controle e onde e como se pode ter acesso a informações e exercer o controle da gestão pública. “Educando o jovem para o exercício da cidadania, tornamos viável que ele possa contribuir com as políticas públicas do Estado, tornando-se partícipe da  administração”, ressalta João Melo.

Serviço:

Palestra Inaugural “Caminhos da Cidadania”

Liceu do Ceará – Rua Liberato Barroso, nº 01, Centro.

Dia 24.09.13 (terça-feira), às 9h30mim 

19.09.2013 
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (
kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (
flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiária: Géssica Saraiva
Twitter: @ComunicacaoCGE