CGE lança Projeto de Educação Social e Cartilha Caminhos da Cidadania

24 de setembro de 2013 - 19:21

A palestra inaugural do projeto foi realizada nesta terça-feira (24), no Liceu do Ceará

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), lançou, nesta terça-feira (24), o Projeto “Educação Social” e a Cartilha Caminhos da Cidadania. O evento aconteceu no Colégio Estadual Liceu do Ceará e contou com a presença do Secretário de Estado Chefe da CGE, João Alves de Melo, e da coordenadora do Gabinete da Secretaria da Educação, Cristiane Holanda. O projeto tem como finalidade contribuir para a melhoria do exercício da cidadania, conscientizando a população para a prática do controle social das ações do Governo do Estado do Ceará.

Na cerimônia de abertura, a diretora do Liceu do Ceará, professora Catarina Inês de Almeida, comentou sobre a importância do evento para o colégio. “É uma imensa honra recebermos o evento de lançamento do Projeto de Educação Social aqui no Liceu, pois nós somos a primeira grande escola do Estado e sempre buscamos disseminar ações relevantes no campo da educação”, destacou.

Em seguida, a coordenadora do Gabinete da Seduc, Cristiane Holanda, parabenizou a iniciativa da CGE de atribuir o papel de multiplicadores do controle social aos jovens e estudantes. “A Cartilha Caminhos da Cidadania, de autoria da CGE, tem um grande papel junto à sociedade, principalmente aos jovens, que são os responsáveis pela construção do futuro do país. Portanto, esse tipo de projeto, que visa incluir os estudantes como multiplicadores do controle social, é sempre bem-vindo. Todos nós temos direito à cidadania e o nosso intuito é fazer com que vocês, jovens, exerçam esse direito com conhecimento e responsabilidade”, frisou.

Para encerar a cerimônia de abertura, o secretário de Estado Chefe da CGE, João Alves de Melo, convidou todos os jovens presentes a promoverem uma mudança cultural na sociedade, exercendo na plenitude o seu papel de agentes do controle social na gestão pública. “Precisamos dos olhos e dos ouvidos de vocês para fiscalizar a coisa pública. Precisamos que vocês sejam agentes da cidadania, titulares do direito do controle social, verificando se os representantes e os gestores públicos estão investindo os recursos corretamente”, ressaltou. 

Banner PalestraInaugural in

“Não é uma tarefa fácil, pois requer uma mudança de comportamento de todos. Contudo, sei que  vocês serão os multiplicadores desta ação em casa, com os pais, avós, primos e amigos. Com a participação de todos teremos um Estado melhor “, concluiu João Melo. Também esteve presente na solenidade de abertura, o coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE, Carlos Eduardo Lopes.

A palestra inaugural foi proferida pelo orientador da Célula de Transparência e Ética da CGE, Tiago Peixoto, que debateu com os jovens o papel de cada um deles no processo de fiscalização dos recursos públicos. “É importante que vocês se coloquem no papel de controladores sociais, porque o melhor controlador é aquele que sustenta e faz uso dos serviços públicos. A mudança tem que começar por vocês”, ressaltou.

Ao término do evento, os alunos receberam a Cartilha Caminhos da Cidadania, que aborda temas como: cidadania; controle social; ética; acesso à informação; combate à corrupção; Portal da Transparência; Ouvidoria; conselhos de políticas públicas; conferências; processo eleitoral; além de informar quais são os órgãos de controle e onde e como se pode ter acesso a informações e exercer o controle da gestão pública.

Saiba mais

O projeto tem como finalidade contribuir para a melhoria do exercício da cidadania, conscientizando a população para a prática do controle social das ações do Governo do Estado do Ceará. As palestras, com uma atuação direcionada e de caráter continuado, são destinadas inicialmente aos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, que conta com 703 (setecentas e três) escolas, das quais 174 (cento e setenta e quatro) funcionam na Região Metropolitana.

24.09.2013 
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiária: Géssica Saraiva
Twitter: @ComunicacaoCGE