CGE participará de treinamento do Banco Mundial

16 de outubro de 2013 - 14:34

O treinamento visa qualificar os órgãos para a elaboração dos termos de referência dos projetos que receberão financiamento pelo Banco Mundial

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participará, nos dias 23 e 24 de outubro, de um treinamento sobre “Termo de Referência, Cálculo de Orçamento, Diretrizes do Banco Mundial e Sistema de Plano de Aquisição” a ser ministrado pelos especialistas em licitações do Banco Mundial, Fred Rabelo e Etel Bereslawski. O treinamento visa capacitar os participantes para a elaboração dos termos de referência dos projetos que serão contemplados com o novo modelo de financiamento do Banco Mundial, Programa por Resultado (P4R), celebrado com o Governo do Estado.

O programa apoiará Projetos de Assistência Técnica, que propõem o fortalecimento da gestão do setor público, sendo cinco deles coordenados pela CGE. Os projetos gerenciados pelo órgão são: o Sistema de Informação de Dados Gerenciais – SIG; a capacitação para detecção de casos de fraude e corrupção; a auditoria técnica dos indicadores; o apoio à adoção às normas internacionais de contabilidade do setor público; e o projeto que financia a campanha de divulgação pública de dados no âmbito da educação social. Os recursos envolvem a ordem de US$ 2,1 milhões.

Após a elaboração, os termos de referência dos projetos serão enviados para o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), unidade gestora dos recursos no Governo do Estado, para apreciação. 

Saiba Mais

O P4R tem como base o foco em resultados para apoiar o Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará. O projeto é multissetorial e envolverá 22 órgãos do Estado, devendo combinar o apoio a programas já existentes no Plano Plurianual (PPA); Projetos de Assistência Técnica, para o fortalecimento da gestão do setor público; e indicadores acordados como condicionantes para os desembolsos do empréstimo.

A proposta do P4R é continuar avançando nos principais indicadores sociais do SWAp I e II, para consolidar conquistas já alcançadas pelo Estado, incorporando, ao mesmo tempo, a preocupação do Governo do Estado do Ceará com o meio ambiente e com a redução das desigualdades socioeconômicas. 

16.10.2013   
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (
Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (
flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiária: Géssica Saraiva
Twitter: @ComunicacaoCGE