Alunos da Rede Pública Estadual de Ensino apontam a Ouvidoria como canal de comunicação com o Governo mais conhecido

17 de outubro de 2013 - 19:05

A pesquisa foi realizada com 1.809 estudantes que participaram da palestra Caminhos da Cidadania 

Com a intenção de verificar o nível de conhecimento dos alunos das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, referentes ao controle social e aos canais de Ouvidoria, uma equipe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), responsável pelo Projeto Educação Social, realizou uma pesquisa envolvendo as 15 escolas que receberam a palestra Caminhos da Cidadania. A pesquisa foi aplicada ao final das 42 palestras realizadas pela equipe, que contou com a participação de 4.235 alunos no total. 

Dos 1.809 alunos que responderam a pesquisa, 1.133 indicaram a Ouvidoria como o canal de comunicação com o Governo do Estado mais conhecido. O segundo canal mencionado, com 283 indicações, foi a Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria do Estado (telefone 155) e o terceiro, com 263 menções, o Portal da Transparência.

Para uma das alunas da Escola Estadual de Educação Professional Paulo Petrola, é importante que o cidadão conheça seus direitos e deveres. “Muito interessante essa palestra sobre controle social e o quanto ele é importante. Foi uma forma de comunicação para gente. Eu, por exemplo, não sabia sobre controle social”, ressaltou. A palestra Caminhos da Cidadania contou com o índice de 88% de aprovação entre os entrevistados.

O projeto Educação Social foi lançado, em 24 de setembro de 2013, com a finalidade de contribuir para a melhoria do exercício da cidadania, conscientizando a população para a prática do controle social das ações do Governo do Estado do Ceará. As palestras, com uma atuação direcionada e de caráter continuado, são destinadas inicialmente aos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino. 

Durante as palestras, os alunos recebem a Cartilha Caminhos da Cidadania, que aborda temas como: cidadania; controle social; ética; acesso à informação; combate à corrupção; Portal da Transparência; Ouvidoria; conselhos de políticas públicas; conferências; processo eleitoral; além de informar quais são os órgãos de controle e onde e como se pode ter acesso a informações e exercer o controle da gestão pública. 

 

17.10.2013
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( 
Kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (
flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiária: Géssica Saraiva
Twitter: @ComunicacaoCGE