CGE participa do VIII Encontro de Auditorias Internas das Empresas de Saneamento

12 de novembro de 2013 - 03:00

O evento, realizado pela Cagece, reuniu representantes das empresas de saneamento em Fortaleza

Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e debater os desafios e avanços do setor de auditoria interna, entre a área de saneamento e empresas de destaque em outros setores, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realizou o VIII Encontro de Auditorias Internas das Empresas de Saneamento. Na ocasião, o Secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), João Alves de Melo,ministrou a palestra “Controle Interno Preventivo, novas metodologias da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado”. 

Para o Secretário João Melo, o Controle Interno Preventivo é de grande necessidade para proporcionar maior segurança aos gestores, reduzindo a ocorrência de desvios que possam comprometer a eficiência no uso de recursos e a eficácia na disponibilização de bens e serviços e assegurar a conformidade legal dos atos administrativos. “Para que esse controle seja feito de maneira eficaz, é necessário uma série de mecanismos que garantam o sucesso do processo. Entre eles podemos citar: o mapeamento de processos organizacionais críticos, a modelagem e validação de processos, mediante identificação de riscos e estabelecimento de pontos de controle, o monitoramento da execução dos processos mapeados e validados e a fiscalização da execução das ações governamentais”, ressaltou.

Estiveram presentes no evento, além das companhias de saneamento, representantes dos Grupos M. Dias Branco, Banco do Nordeste do Brasil, Eletrobrás, assim como três das maiores empresas de auditoria do mundo: KPMG, Deloitte e Ernst & Young. Entre os tremas debatidos, estão o gerenciamento de riscos, compliance, o COSO ICIF 2013 e a Lei 12.846, que entrará em vigor em fevereiro de 2014.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Cagece. 

 

12.11.2013
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiária: Géssica Saraiva
Twitter: @ComunicacaoCGE