Secretário João Melo toma posse como conselheiro do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre as Drogas

12 de novembro de 2013 - 03:00

A cerimônia contou com a presença do vice-governador, Domingos Filho, e do secretário da Saúde, Ciro Gomes

O Secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), João Alves de Melo, tomou posse, nesta segunda-feira (11), como conselheiro do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Cepod). A cerimônia, que aconteceu no Palácio da Abolição, contou com a presença do Vice-governador Domingos Filho, do Secretário da Saúde, Ciro Gomes, e do Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas,Vitore Maximiano.

O Cepod, que é ligado a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foi instituído em 2008 e atua com caráter normativo e consultivo nas questões relacionadas às drogas no Estado. Os conselheiros atuarão com o objetivo de prevenir e repreender o tráfico, através de ações que serão desenvolvidas com foco na educação, atividades esportivas e culturais, instrumentos importantes na retirada dos jovens do caminho das drogas.

Para o Secretário João Melo, é indiscutível a importância de se institucionalizar o aparelho estatal que cuidará das questões relacionadas ao uso de drogas ilícitas, como está ocorrendo a partir da institucionalização de uma assessoria específica, sob a coordenação da Assessora Especial de Políticas sobre Drogas, Socorro França. “A implantação do  Conselho em novos moldes ensejará um permanente debate sobre essa crucial questão com o encaminhamento de soluções plausíveis para o estancamento do crescimento do problema, bem como das medidas de correção das causas apontadas pelas estatísticas.  A participação da CGE, como membro efetivo desse Conselho, se insere nas suas competências de gestora do Sistema de Ouvidoria, que é o portal de acesso das demandas da comunidade, também com relação a questões envolvendo as drogas. A expectativa é positiva no tocante ao encaminhamento das soluções que o assunto requer”, ressaltou.

Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para a construção do Centro de Desintoxicação e Reinserção Social e a cessão da Escola Juvenal Galeno para sediar o Centro de Referência sobre Drogas (CRD) e a implantação de 478 vagas em comunidades terapêuticas para tratamento de dependentes químicos.

Para encerrar a cerimônia, o vice-governador Domingos Filho cumprimentou os empossados e falou sobre o papel do Governo na luta contra as drogas. “A tarefa de cuidar do combate contra as drogas não é papel só do governo. A sociedade também precisa assumir parte desse combate. Abandonar as drogas não é uma tarefa fácil, portanto nós temos o dever de possibilitar alternativas para que os usuários abandonem esse vício”, ressaltou.

 

12.11.2013
Assessoria de Comunicação da CGE
Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( 
kelia.jacome@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (
flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiária: Géssica Saraiva
Twitter: @ComunicacaoCGE