VII Encontro Estadual de Controle Interno promove discussão sobre mecanismos de combate à corrupção

3 de dezembro de 2013 - 03:00

Com o tema “Sistemas de Informações, Auditoria Contínua e Controle Interno ”, o VII EECI discutiu temas voltados ao aperfeiçoamento dos controles na administração pública

Na tarde da última sexta-feira (29), foi realizado, no auditório do Palácio da Abolição, o VII Encontro Estadual de Controle Interno (VII EECI). Promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), nesta sétima edição, o encontro abordou o tema “Sistemas de Informações, Auditoria Contínua e Controle Interno”.

Na solenidade de abertura, o secretário de Estado Chefe da CGE, João Alves de Melo, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo órgão no âmbito do controle interno no Estado do Ceará. “Desde 2011, estamos trabalhando para a implantação do Sistema de Controle Interno Preventivo. Fizemos a modelagem do sistema, aprovamos legislação específica para o controle interno, e iniciamos o desenvolvimento da ferramenta tecnológica que dará suporte à execução do processo”, afirmou. “Mas este não foi apenas um esforço da CGE, órgãos parceiros como a Assembleia Legislativa, e principalmente, a Procuradoria Geral do Estado (PGE), nos deram apoio para a realização deste trabalho”, frisou.  

Na ocasião, o Procurador-Geral do Estado, Fernando Oliveira, foi homenageado com a Medalha de Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual.

Convidado para ministrar a palestra sobre “Novas Ferramentas de Combate à Corrupção”, o secretário executivo da Controladoria Geral da União (CGU), Carlos Higino Ribeiro de Alencar, falou sobre as mudanças no perfil dos órgãos de Controle Interno. “Mudar é inevitável. Ao longo dos anos, principalmente no final dos anos 90,  acompanhando a mudança cultural na sociedade brasileira, os órgãos de controle interno passaram por algumas mudanças que acarretaram na reformulação de seus perfis. Graças a essas mudanças, hoje vivemos um momento muito importante e de grande reconhecimento no âmbito do controle interno”, ressaltou.

Em seguida, o coordenador-geral de Técnicas, Procedimentos e Qualidade da CGU, Giovanni Pacelli Carvalho Lustosa da Costa, ministrou a palestra “A auditoria contínua – conceitos e práticas”. Na apresentação, o coordenador detalhou práticas de auditoria desenvolvidas na CGU e apresentou um estudo de caso de trabalho desenvolvido pelo órgão.  

Estiveram presentes ainda na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a secretária de Educação, Izolda Cela, o secretário da Pesca e Aquicultura, Francisco Sales de Oliveira, o secretário executivo da Casa Civil,  Diogo Musy, o controlador do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM), Luiz Mário Vieira, o Chefe da Controladoria Regional da União no Estado do Ceará, Luiz Fernando Menescal, e o Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), José Wesmey da Silva. 

03.12.2013
Assessoria de Comunicação da CGE
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiária: Géssica Saraiva
Twitter: @ComunicacaoCGE