CGE inicia interiorização do Projeto de Educação Social em Canindé

5 de dezembro de 2013 - 11:16

A palestra inaugural do projeto foi realizada na última quarta-feira (04), no IFCE- Campus de Canindé

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), iniciou, na última quarta-feira (04), a interiorização do Projeto Educação Social. A primeira cidade do interior do Estado a receber o projeto foi Canindé. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus de Canindé, e  contou com a presença do secretário executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes, e do prefeito de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo Secundino. O projeto tem como finalidade contribuir para a melhoria do exercício da cidadania, conscientizando a população para a prática do controle social das ações do Governo do Estado do Ceará.

Na cerimônia de abertura, o prefeito de Canindé, Francisco Crisóstomo, comentou a importância do projeto para despertar na população o interesse no controle social. “Este projeto é um instrumento importante para tornar a gestão pública mais democrática. Com o acesso à informação, a população pode participar diretamente da gestão, cooperando para que as ações do poder público sejam mais eficientes”, afirmou. “Estamos muito felizes pelo início desta  nova etapa do projeto começar aqui”, concluiu.

Na ocasião, o secretário executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes, falou aos estudantes presentes como eles são fundamentais neste processo de conscientização para a prática do controle social. “Vocês, alunos, são os principais atores na melhoria do exercício da cidadania, disseminando essa boa prática entre sua família, colegas e amigos”, ressaltou. “A mudança tem que começar por vocês”, frisou.

A palestra inaugural do projeto no interior do Estado foi proferida pelo orientador da Célula de Transparência e Ética da CGE, Tiago Peixoto. Também estiveram presentes na solenidade de abertura, o presidente da Câmara de Vereadores de Canindé, Pedro Miraldo, a chefe do Departamento de Ensino do IFCE- Campus de Canindé, Rita de Cássia Cordeiro, e o Tenente-Coronel do 4º Batalhão de Polícia, Natanael Cavalcante.

No período da tarde, participaram da palestra os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando. Esteve presente na palestra, a coordenadora do 7º Centro Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), Joyce Costa Gomes de Santana.

banner tarde palestra canindé

Projeto Educação Social
O projeto, inicialmente lançado em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Fortaleza, realizou 118 palestras em 53 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, atendendo 8.291 alunos. Em pesquisa recente feita nas escolas participantes, a palestra Caminhos da Cidadania contou com o índice de 89% de aprovação entre os alunos entrevistados.

05.12.2013
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiária: Géssica Saraiva