CGE realizará pesquisas de satisfação como parte de auditorias de desempenho em programas de Governo

17 de dezembro de 2013 - 16:49

Os dois primeiros programas prioritários a passarem por este tipo de auditoria são o Ronda do Quarteirão e o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizará, como parte das auditorias de desempenho nos programas prioritários de Governo, Ronda do Quarteirão e Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), pesquisas com a finalidade de avaliar a satisfação dos envolvidos nos programas propostos pelo Governo. As pesquisas auxiliarão no objetivo de verificar se as ações tomadas pela gestão estão efetivamente gerando os resultados esperados. 

No PAIC, a pesquisa objetiva avaliar o índice de satisfação dos professores da rede estadual. Os questionários terão perguntas voltadas para as facilidades e dificuldades encontradas na aplicação e desenvolvimento do programa, que foi criado com a finalidade de alfabetizar crianças da rede pública de ensino até o final do segundo ano do Ensino Fundamental. 

No Ronda do Quarteirão, programa de policiamento comunitário, a pesquisa será aplicada junto aos policiais e oficiais integrantes do Ronda. Prevê-se também a aplicação da pesquisa junto a população.

 Segundo a Articuladora da Coordenadoria de Auditoria Interna, Isabelle Camarão, a expectativa é que as auditorias sejam finalizadas até o início do próximo ano. “Os auditores que atuam na realização das atividades de auditoria de desempenho estão trabalhando na elaboração dos questionários e na definição da amostra necessária para aplicação das pesquisas nos programas. A CGE contou com o apoio do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) para a definição da amostra do PAIC e com a unidade de Estatística da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para a mostra do Ronda do Quarteirão. Nossa previsão é que os trabalhos sejam concluídos no início de janeiro”, afirmou. 

Saiba Mais  

Esta modalidade de auditoria busca evidenciar em que medida a gestão dos recursos públicos pelos órgãos de Governo está contribuindo para que os resultados governamentais sejam alcançados. A medida atende a uma determinação do Governador do Estado, Cid Gomes.  

17.12.2013
Assessoria de Comunicação da CGE
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação (
flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Estagiária: Géssica Saraiva
Twitter: @ComunicacaoCGE