Secretário da CGE ministra palestra no seminário de gestão pública promovido pela SDA

30 de janeiro de 2014 - 18:53

A palestra aconteceu nesta quinta-feira, no auditório da Casa José de Alencar

O Secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), João Alves de Melo, apresentou, nesta quinta-feira (30), a palestra “Controle social do gasto público e os órgãos de controle”, no I Seminário Estadual SDA e o Desenvolvimento Sustentável. O evento, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), tem como tema “Os desafios e práticas da gestão pública”. O Encontro aconteceu no auditório da Casa José de Alencar, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Messejana.

Em sua palestra, o secretário João Melo fez referência a importância da Lei de Responsabilidade Fiscal, da Lei Complementar nº 131/2009 e da criação dos portais de transparência, em especial do Estado do Ceará. “O Portal de Transparência do Estado do Ceará é o mais completo do Brasil. Nosso portal obteve melhor nível de transparência dentre os estados-sede da Copa do Mundo de 2014, segundo pesquisa do Instituto Ethos”, destacou.

João Melo falou ainda sobre o Controle Interno Preventivo, e a capacitação dos servidores das setoriais para utilização das ferramentas tecnológicas que darão suporte à execução do processo de transferência de recursos. “A partir de hoje, dia 30, e durante o mês de fevereiro, serão capacitados os servidores dos órgãos que trabalharão diretamente com este processo, para que eles tenham segurança ao utilizar os sistemas “, afirmou.

Entre os outros palestrantes estavam o secretário de Planejamento e Orçamento do município de Fortaleza, Philipe Nottingham, o professor Dr. Guillermo Gamarra Rojas, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e o fundador do Movimento Emaús, Aírton Barreto.

Saiba Mais

O principal objetivo do seminário foi disseminar boas práticas e inovações em planejamento e orçamento, desenvolvimento sustentável e cidadania, executadas na administração pública estadual e a ampliação das discussões sobre a atuação de projetos exitosos dentro da SDA. O encontro foi voltado para os servidores do Sistema Estadual de Agricultura (SEA), que contempla a SDA e suas vinculadas: Ematerce, Adagri, Idace e Ceasa, e para os parceiros dos movimentos sociais e das instituições parceiras na execução das ações em andamento. 

 *Com informações da Assessoria de Comunicação da SDA

 

30.01.2014
Assessoria de Comunicação da CGE
Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação
(flavia.salcedo@cge.ce.gov.br
/ 85 3101.3474)
Twitter: @ComunicacaoCGE