CGE promove reunião com os facilitadores do Projeto Educação Social

14 de fevereiro de 2014 - 18:15

A reunião foi realizada na última quinta-feira (13), e teve como objetivo a avaliação do projeto no ano de 2013 e o planejamento de ações para o ano de 2014

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu, na manhã da última quinta-feira (13), uma reunião com os facilitadores do projeto Educação Social. O encontro teve como objetivo a avaliação do projeto no ano de 2013 e o planejamento das ações para o ano de 2014. O projeto é uma parceria da CGE com a Secretaria da Educação (Seduc), e tem como finalidade contribuir para a melhoria do exercício da cidadania, conscientizando a população para a prática do controle social das ações do Governo do Estado do Ceará. 

Na reunião, foram apresentados os resultados do projeto no ano de 2013. Com 170 palestras realizadas em 79 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, o projeto atendeu 10.481 alunos. Outro aspecto levantado, foi o índice de aprovação de 92% da palestra entre os alunos entrevistados das escolas participantes. 

Banner interno facilitadoresO secretário de Estado Chefe da CGE, João Alves de Melo, esteve presente na reunião e comentou sobre os objetivos para o ano de 2014. “Pela boa aceitação do projeto, vamos dar continuidade a ele em 2014 dentro da cadeia de escolas públicas estaduais, e, posteriormente, ampliar sua atuação junto à escola pública municipal e por último na rede privada de ensino. Esperamos atingir o objetivo visado desde o início, que é o de gerar cidadãos capazes de exercer o controle social na gestão pública”, afirmou. 

Na ocasião, também foi apresentado o cronograma das palestras para os meses de março, abril e maio. A meta é que sejam realizadas 160 palestras ainda no primeiro semestre. Para alcançar a meta e reforçar a equipe, foram convidados a participar do projeto mais três ouvidores setorias da Rede de Ouvidorias do Estado. Com os novos componentes, a equipe passa a ter 18 facilitadores.

Integram a equipe de palestrantes do projeto, os ouvidores setorias da Rede de Ouvidorias: Geraldo Wilson Monteiro Nóbrega, ouvidor da Polícia Civil;  Pedrina Antônia Alves de Oliveira Arrais, ouvidora  da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); Iranir Rodrigues Loiola, ouvidora da Secretaria da Educação (Seduc); Paulo Henrique Araujo Lima, ouvidor da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS); Jorge Sérgio Carneiro Redes, ouvidor da Secretaria do Esporte (Sesporte); Antônio Carneiro Brasil, ouvidor da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra); Cleide Costa Maia, servidora da Seinfra; Adília Maria Rocha Monteiro, ouvidora da Secretaria de Cultura (Secult); Ricardo de Almeida Porto, ouvidor da Casa Militar; e Goretti de Fátima Ximenes Nogueira, ouvidora da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).  

Pela CGE, participam como palestrantes do projeto: Juliana Cidrão, articuladora de Fomento ao Controle Social; Tiago Peixoto, orientador da Célula de Transparência e Ética; Thais Holanda, orientadora da Célula de Acesso à Informação; Hélio Feitosa, Técnico em Atendimento; Estefânia Pinho, Técnica em Atendimento; Jean Lopes, orientador da Célula de Ouvidoria; Rossana Ludueña, articuladora de Controle Interno Preventivo; e Zeneide Araújo, articuladora da Central de Atendimento Telefônico.

As palestras terão início no dia 10 de março, nas EEFM Estado de  Alagoas, EEFM Dona Hilza Diogo de Oliveira e na EEFM Dom Helder Câmara. 

14.02.2013
Assessoria de Comunicação da CGE
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação (
flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Camila Lins – Assistente Técnica (
camila.lins@cge.ce.gov.br
/ 85 3101.3474)
Twitter: @ComunicacaoCGE