Solenidade marca comemoração de 11 anos de criação do Órgão Central de Controle Interno e o Dia Estadual do Ouvidor

4 de abril de 2014 - 15:05

Na ocasião, foram entregues as Medalhas de Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno 

“Não poderíamos ter democracia sem Ouvidoria”, destacou o secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), João Alves de Melo, durante a solenidade de comemoração dos 11 anos de criação do Órgão Central de Controle Interno e do Dia Estadual do Ouvidor, realizada na última quinta-feira (03). O evento marcou as conquistas e avanços obtidos pela CGE no âmbito da Ouvidoria. Estiveram presentes no evento o secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Arialdo de Mello Pinho, o presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes, o secretário Municipal da Controladoria, Ouvidoria e Transparência, Marlon Cambraia, e o ouvidor geral da Procuradoria Geral de Justiça, Valdo Silva. 

Na ocasião, o secretário João Melo comentou sobre o papel relevante que a Ouvidoria  adquiriu ao longo do tempo. “Hoje temos a certeza que vivemos em um tempo diferente em termos de democracia. Esse tempo exige um comportamento também diferente do setor público. A sociedade quer se comunicar, e a Ouvidoria tem sido peça fundamental no diálogo do poder público com o cidadão”, afirmou. “Não poderíamos ter uma plena democracia sem a Ouvidoria para ser este canal de ligação direto com a população”, pontuou. 

Solenidade 07Durante o evento, foram entregues Medalhas de Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno para o secretário da Casa Civil Arialdo Pinho e para os ouvidores das setoriais com melhores desempenhos. As homenagens foram instituídas para laurear aqueles que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao Sistema de Controle Interno do Estado do Ceará. 

A partir da Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais, foram agraciadas como destaque do ano de 2013: a Ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Delegados – Arce, representada pela ouvidora Daniela Carvalho Cambraia Dantas; a Ouvidoria da Secretaria da Saúde – Sesa, representada pela ouvidora Ana Paula Girão Lessa; e a Ouvidoria do Metrô de Fortaleza – Metrofor, representada ouvidor Fernando Antônio Parente Mota. 

As ouvidoras Daniela Cambraia e Ana Paula Girão falaram sobre a homenagem e o reconhecimento do trabalho das ouvidorias no Estado. A ouvidora da Sesa destacou ainda o trabalho desenvolvido pela Rede de Ouvidorias do órgão. “Quero dividir o mérito deste prêmio com toda Rede de Ouvidorias da Sesa. É um trabalho contínuo, em que os cidadãos nos ajudam a acertar e melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisou. “Espero que as ouvidorias sejam o símbolo de democratização cada vez maior da coisa pública no Brasil”, completou. 

                   Solenidade 05

Encerrando a solenidade, o secretário João Melo discursou sobre o importante trabalho de sensibilização junto a população que tem sido feito pela CGE através do Projeto Educação Social. “É uma tarefa grande e tem um objetivo grandioso também, que é mudar uma cultura. Queremos que o cidadão cearense entenda que ele faz parte de um processo, seja parceiro do gestor público, exercendo o controle social”. 

“E uma mudança cultural se faz com muito esforço e trabalho. Sem o apoio do secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho, que nos deu suporte na realização do Projeto Educação Social, com a impressão da cartilha Caminhos da Cidadania, e da Rede de Ouvidorias do Estado, onde temos uma série de facilitadores, que passam esta mensagem nas escolas públicas estaduais, não teríamos avançado neste trabalho de educação social”, concluiu.

04.04.2013
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE