CGE realizará treinamentos para implantação de Auditoria de Obras Públicas

23 de abril de 2014 - 03:00

Os auditores receberão capacitação do TCU e da CGU 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) está avançando na reestruturação da modalidade de Auditoria de Obras Públicas. Com a chegada dos novos auditores de controle interno com formação específica para a atividade, o órgão trabalha no desenvolvimento de um programa de treinamento em Auditoria de Obras Rodoviárias e Edificações, que será realizado em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Segundo o secretário executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes, concluídos os programas de  treinamento, as propostas serão encaminhadas à CGU e ao TCU para definição do formato da capacitação. “A expectativa é que o treinamento com a CGU seja realizado no mês de maio e com o TCU no mês de julho. Com a CGU, além da capacitação teórica, faremos ainda um treinamento prático de auditoria conjunta em uma obra que possua recursos do Estado e da União”, frisou.  

 

Saiba Mais

As Auditorias Especiais de Obras Públicas correspondem à categoria de atividade de auditoria que se caracteriza pela aplicação de técnicas e procedimentos específicos às obras e aos serviços de engenharia do Estado, que se encontram na fase de execução. Esse tipo de auditoria observa a aderência das obras às normas e procedimentos que regulam a matéria, associadas a uma visão preventiva quanto aos atos administrativos analisados, considerando que essa atividade envolve grande volume de recursos financeiros. 

Entre 2007 e 2008, foram realizadas 10 atividades experimentais de auditorias especiais de obras públicas pela CGE. Na ocasião, as atividades permitiram contribuir para a formulação do Decreto Estadual nº 29.918/2009, que dispõe sobre a execução de despesas relativas às obras públicas.

23.04.2014
Assessoria de Comunicação da CGE
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Camila Lins – Assistente Técnica (camila.lins@cge.ce.gov.br/ 85 3101.3474)
Twitter: @ComunicacaoCGE