CGE participa de reunião de disseminação do PforR Ceará

6 de maio de 2014 - 19:24

A apresentação foi realizada pelo diretor do Ipece, Flávio Ataliba, e pela coordenadora da UGP, Cristina Medeiros

Os colaboradores da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participaram, na manhã desta terça-feira (06), de uma reunião de disseminação das informações do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará  – Programa para Resultados (PforR) do Ceará com o Banco Mundial. A apresentação foi realizada pelo professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão responsável pela coordenação do projeto no Estado, e pela coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) do PforR, Cristina Medeiros.

Segundo o professor Flávio Ataliba, o Estado do Ceará foi o pioneiro entre outros estados do Brasil ao optar por aderir a esta modalidade de empréstimo do Banco Mundial . “O Governo do Ceará optou pela nova modalidade de empréstimo PforR, até então inédita entre os outros estados brasileiros, em vez de um SWAp III.  A principal diferença entre eles é que o SWAP apoiava  indicadores, metas e  programas de despesas elegíveis do PPA tendo como foco as setoriais. O PforR apoia indicadores, metas e iniciativas de programas do PPA, com atividades organizadas em torno de “macrofunções” que direcionam os esforços dos vários órgãos públicos para um objetivo comum na busca de resultados. Isto incentiva a colaboração e o trabalho em conjunto entre os órgãos e fortalece a integração das setoriais envolvidas”.  

Na ocasião, foram apresentados os objetivos do projeto, suas áreas de atuação, a caracterização, os recursos financeiros, os componentes – programas, iniciativas, indicadores, e projetos de assistência técnica – o monitoramento, as responsabilidades no projeto da UGP, das setoriais, do Comitê do PforR, a auditoria, e os projetos da CGE que receberão financiamento pelo programa.

Ao final da reunião, a secretária adjunta da CGE, Silvia Correia, comentou sobre a importância da apresentação para o órgão. “Agradecemos ao Ipece pela oportunidade e pela apresentação didática, dissecando todo o Projeto que é de fundamental importância para todos nós da CGE”.

Saiba Mais

O programa apoiará Projetos de Assistência Técnica, que propõem o fortalecimento da gestão do setor público, sendo cinco deles coordenados pela CGE. Os projetos gerenciados pelo órgão são: o Sistema de Informação de Dados Gerenciais – SIG; a capacitação para detecção de casos de fraude e corrupção; a auditoria técnica dos indicadores; o apoio à adoção às normas internacionais de contabilidade do setor público; e o projeto que financia a campanha de divulgação pública de dados no âmbito da educação social. 

06.05.2014
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br)

Twitter: @ComunicacaoCGE