Ciclo de palestras do Projeto Educação Social segue durante o mês de maio

7 de maio de 2014 - 12:27

Nesta etapa, a expectativa é que mais escolas do interior do Estado possam receber a palestra

O Projeto Educação Social, uma parceria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) com a Secretaria da Educação (Seduc), dá continuidade ao ciclo de palestras nas escolas públicas estaduais durante o mês de maio. O projeto tem como finalidade contribuir para a melhoria do exercício da cidadania, conscientizando a população para a prática do controle social das ações do Governo do Estado do Ceará.  

Segundo o coordenador de Fomento ao Controle Social, Carlos Eduardo Lopes, a expectativa é que mais escolas do interior do Estado possam receber a palestra nesta etapa. “Já vínhamos realizando algumas palestras em municípios da 7ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 7ª CREDE. No mês de abril, fizemos Canindé, Santa Quitéria e Paramoti. Para o mês de maio, nossa expectativa é continuar com palestras nesses municípios, e incluir também os município de Caridade, Itatíra, e Madalena”, afirmou. As palestras no interior do Estado são ministradas pela articuladora da Central de Atendimento Telefônico, Zeneide Araújo.  

O diretor da Escola Tomé Gomes dos Santos do município de Paramoti, Francisco Ferreira Costa,  agradeceu e elogiou a iniciativa da CGE pela interiorização do projeto. “Os alunos e professores passaram a conhecer melhor o papel e os objetivos deste órgão tão importante para a gestão pública. Esperamos que a palestra possa acontecer mais vezes em nossa escola, alcançando outras turmas e mais estudantes”. 

                       Paramoti EducaçãoSocial
                                Alunos da Escola Tomé Gomes dos Santos, no município de Paramoti

 

E Mais

Ao todo, de setembro de 2013 a abril deste ano, o projeto já atendeu 17.036 alunos. Foram realizadas 286 palestras, em 136 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. O índice geral de aprovação da palestra Caminhos da Cidadania é de 93,20%. No total, 11.438 alunos responderam a pesquisa de satisfação.

Na opinião do aluno Igor Wesley Mesquita dos Santos, do 2° ano da Escola de Ensino Médio Professor José Maria Campos de Oliveira, a palestra contribui para o entendimento do tema. “A palestra foi muito necessária porque esclareceu dúvidas. Ajudou a melhorar o meu desempenho como aluno. Como cidadão, a palestra mostrou que eu já tinha uma formação cidadã satisfatória”, avaliou.

Para o jovem Isaías Chaves dos Santos, aluno do 3° Ano do Ensino Médio da Professor José Maria Campos de Oliveira, a apresentação mostra aos estudantes a importância do exercício da cidadania. “Nós, cidadãos, podemos atuar de diversas formas: como contribuir para aumentar a qualidade de vida, para termos uma boa escola e muito mais. Só vamos conseguir boa cidadania com a colaboração de todos. Vivemos em mundo cheio de desigualdades sociais, porém não iremos desistir por este motivo. Seria muito bom se vivêssemos em união, harmonia e paz. Desejamos que isso possa melhorar, que esta palestra sirva de estímulo para outras pessoas que não sabem como é ser cidadão”, pontuou.

07.05.2014
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE