CGE promove cursos de Interpretação da Norma ISO 9001:2008 e Formação do Auditor Interno da Qualidade

12 de maio de 2014 - 17:32

Os cursos serão realizados no período de 12 a 15 de maio, na Escola de Gestão Pública (EGP), de 8h às 17h

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realiza, a partir desta segunda-feira (12), os cursos de Interpretação da Norma ISO 9001:2008 e Formação de Auditor Interno da Qualidade. A capacitação visa propiciar aos participantes o entendimento dos requisitos da norma ISO 9001:2008 e qualificá-los para a condução de auditorias internas no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Os cursos serão realizados na Escola de Gestão Pública (EGP), de 8h às 17h, com 16 horas/aula cada.

Segundo o secretário executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes, a capacitação é importante na preparação para a auditoria de manutenção da certificação do órgão na norma ISO 9001:2008. “O treinamento faz parte do constante monitoramento e consolidação do Sistema de Gestão da Qualidade da CGE. Nesta turma, participam dos cursos os novos auditores de controle interno, os articuladores de controle interno preventivo e os colaboradores do órgão que ainda não participaram de nenhum treinamento do SGQ. É necessário que todos possam assimilar e incorporar a Política da Qualidade do órgão”, afirmou.

Na capacitação em Interpretação da Norma ISO 9001:2008, serão abordados princípios da Gestão da Qualidade, o modelo de processo e sua aplicação, a interpretação dos requisitos da norma NBR ISO 9001:2008, o Sistema de Gestão da Qualidade, a responsabilidade da direção, a gestão de recursos, a realização do produto, a medição, a análise e a melhoria, a documentação do Sistema de Gestão da Qualidade, as ferramentas para manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade e processo de certificação. 

Já no curso de Formação de Auditor Interno da Qualidade, serão abordados os princípios de auditoria, a análise dos requisitos da NBR ISO 9001:2008, a apresentação da NBR ISO 19011:2012, as competências, atributos pessoais conhecimento e habilidades do auditor, o gerenciamento de um programa de auditoria, como auditar um Sistema de Gestão da Qualidade em uma abordagem de processos, como iniciar uma auditoria, como realizar uma análise de documentação, como preparar e conduzir as atividades da auditoria, como administrar conflitos na auditoria, como preparar os registros da auditoria, como concluir a auditoria, e uma simulação (prática) de auditoria.

12.05.2014
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE