Novo Portal da Transparência completa dois anos no ar

19 de maio de 2014 - 03:00

O novo Portal da Transparência, no ar desde maio de 2012, completa dois anos de reestruturação

Um importante instrumento de transparência das ações do Governo do Estado, o novo Portal da Transparência do Estado do Ceará completa, neste mês de maio, dois anos no ar. A nova versão do Portal foi disponibilizada no dia 16 de maio de 2012, data em que entrou em vigor a Lei nº 12.527 – Lei Geral de Acesso à Informação. Com a reestruturação, o Portal passou a ser mais atraente para o usuário, com a navegabilidade mais fácil e agradável e com linguagem de mais simples entendimento.

Além de atender as exigências legais de transparência, como a disponibilização de informações a respeito das receitas e despesas do Governo do Estado do Ceará em tempo real, nos termos do Decreto nº 30.939/2012, o acompanhamento dos contratos e convênios firmados pelo Poder Executivo e o repasse de recursos aos municípios e outras instituições, o Portal apresentou outras funcionalidades. Em “Despesas Detalhadas”, o usuário pode consultar no Portal os recursos destinados a educação, saúde, segurança pública, e outras áreas. Através da pesquisa é possível ainda saber quanto foi destinado para a aquisição de medicamentos, transporte escolar, manutenção de escolas, ou obras de saneamento.

Entre as outras funcionalidades, o Portal apresentou também a seção “Consulta em Destaque”, em que aparecem os dez contratos e convênios mais visitados. Na seção “Presença nos Municípios”, através de um mapa interativo, o cidadão pode consultar os investimentos feitos pelo Estado em cada município. Os usuários da ferramenta também podem fazer sugestões ao Governo do Estado no link “Banco de Ideias”, que é um canal de contato com o Governo, cujo objetivo é permitir a todo cidadão expor ideias que possam contribuir com o Estado, em suas diversas áreas de atuação, promovendo melhorias na execução de políticas públicas. 

Sempre em busca de melhorias para propiciar ao cidadão o acesso didático e célere às principais informações do Governo do Estado do Ceará, o Portal da Transparência também passou a disponibilizar o detalhamento de despesas que ocorrem de forma independente da execução orçamentária, como por exemplo, retenções e consignações.

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™

Com a escolha de Fortaleza como uma das cidades sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, o Governo do Estado do Ceará criou em sua estrutura uma pasta voltada especificamente para a coordenação e acompanhamento de todas as ações relativas ao evento, e passou a disponibilizar no Portal da Transparência o andamento dos projetos de responsabilidades do Estado. Os dados são atualizados mensalmente, possibilitando ao usuário o acompanhamento das principais obras relacionadas ao evento.

19.05.2013
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE