Caminhos da Cidadania: Projeto Educação Social atendeu mais de 20 mil alunos em nove meses

2 de junho de 2014 - 18:43

O projeto Educação Social, uma parceria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) com a Secretaria da Educação (Seduc), concluiu a sétima etapa do ciclo de palestras nas escolas públicas estaduais durante o mês de maio. O projeto tem como finalidade contribuir para a melhoria do exercício da cidadania, conscientizando a população para a prática do controle social das ações do Governo do Estado do Ceará.

Com o final desta etapa, o projeto atendeu todas as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Fortaleza e ainda avançou com as palestras no interior do Estado. Ao todo, de setembro de 2013 a maio deste ano, o projeto atendeu 20.521 alunos. Foram realizadas 351 palestras, em 172 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

O índice geral de aprovação da palestra Caminhos da Cidadania entre os alunos das escolas participantes é de 93,34%. No total, 13.460 alunos responderam a pesquisa de satisfação e 12.564 deles avaliaram positivamente a palestra.

O secretário executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes, ressalta que os resultados do projeto foram obtidos também pelo empenho demonstrado pelos facilitadores. “Agradecemos a equipe de palestrantes pela valiosa colaboração nos resultados alcançados com o projeto de Educação Social. A equipe de colaboradores merece o reconhecimento pelo trabalho realizado aqui, em Fortaleza, e no interior do Estado”, frisou.

O Projeto Educação Social retorna às escolas públicas estaduais do interior do Estado no mês de julho, após as férias escolares.

E Mais

Para o ouvidor da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e facilitador do projeto, Paulo Henrique Araújo Lima, o projeto tem provocado uma verdadeira revolução entre os jovens estudantes, ao despertar o interesse pelas informações relativas à administração pública a participação ativa nas discussões pertinentes à cidadania. “Nesse nosso ciclo de palestras, passamos pela Escola de Educação Profissional Ícaro de Sousa Moreira, no Bairro Bom Jardim, em que houve uma participação ativa dos estudantes na discussão da temática apresentada”.

Bannerinterno Ouvidor PauloHenrique

“Essa atuação dos estudantes é resultado tanto do compromisso da equipe gestora da escola, como também de sua excelente estrutura física que contribui para a valorização dos que ali estudam e trabalham e permite que o espaço seja um motivador da aprendizagem, não só relativo a grade curricular, mas também como espaço de crescimento e desenvolvimento e prática da cidadania”, avaliou o ouvidor.

Para o orientador da Célula de Ouvidoria da CGE e facilitador do projeto, Jean Lopes, o encerramento desta etapa do projeto foi marcado por experiências gratificantes. “Todas as turmas do período noturno da EEFM Patronato da Sagrada Família participaram da palestra. A escola nos solicitou que as palestras também fossem ministradas no período noturno, já que os alunos desse turno, em virtude da carga horária escolar, têm poucas oportunidades de participar desse tipo de evento que só vem acrescentar na vida e na formação do aluno “.

Banner Escola Michelson

“Na EEFM Michelson, a novidade foi a formação de uma turma extra para receber mais uma palestra, que contou com as lideranças de cada sala da escola. O objetivo era formar multiplicadores e disseminar o projeto em toda comunidade escolar. Alunos e professores participaram do debate”, afirmou o orientador.

02.06.2014
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)