Divulgação da remuneração de servidores estaduais ganha novo formato no Portal da Transparência

12 de junho de 2014 - 04:00

A divulgação dos rendimentos dos servidores estaduais passa a ser disponibilizada de maneira individualizada 

O Governo do Estado do Ceará passou a divulgar as informações sobre a remuneração dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual de forma individualizada no Portal da Transparência do Estado. Os ocupantes de cargo, função e emprego público terão divulgados nominalmente no Portal da Transparência sua remuneração, incluindo auxílios, ajudas de custo e quaisquer vantagens pecuniárias. 

No novo modelo, estabelecido pelo Decreto n°. 31.487/2014, serão divulgados os proventos (salário bruto), outros pagamentos recebidos (diárias), os descontos referentes a cada servidor e o salário líquido. Nos descontos estão compreendidos o abatimento em função do “teto” constitucional (caso haja) e outros descontos (previdência, Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF, faltas/atrasos, eventual reposição de parcelas remuneratórias recebidas indevidamente, pensão alimentícia, consignações em prol de associações, sindicatos e agentes financeiros).  

Com o novo formato de divulgação, o Estado fortalece a transparência ativa, facilitando a consulta e o entendimento das informações disponibilizadas ao cidadão.  Para consultar a remuneração, o interessado deve acessar o Portal da Transparência do Estado do Ceará (www.transparencia.ce.gov.br) e em Modelo de Governança clicar na aba “Informações de Servidores”.  O novo modo de divulgação está disponível para consulta desde a última quarta-feira (11).

Os dados divulgados sobre os servidores estaduais no Portal da Transparência são fornecidos pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas pelo Estado, deverão disponibilizar as informações referentes aos seus empregados e administradores em seus sítios na Internet.

 12.06.2014
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara