CGE finaliza Auditorias de Contas de Gestão 2013

1 de julho de 2014 - 14:00

O processo foi encerrado dentro do prazo legal estabelecido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE)

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) finalizou as atividades de auditoria referentes às Contas de Gestão do exercício de 2013, na última segunda-feira (30). O processo foi encerrado dentro do prazo legal estabelecido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para entrega das prestações de contas das secretarias, órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado do Ceará.

Segundo a articuladora da Coordenadoria de Auditoria Interna (Caint), Isabelle Camarão, a finalização dos trabalhos no prazo previsto só foi possível graças à eficiência dos envolvidos. “Contamos com a ajuda do coordenador de Auditoria Intera, nove auditores, três orientadores de célula e um articulador, que juntos trabalharam exaustivamente para cumprimento do prazo estabelecido pelo TCE”, ressaltou.

Com a finalização dos trabalhos, os órgãos, entidades e fundos encaminharam seus respectivos processos de Prestação de Contas Anual (PCA) ao TCE, por meio do sistema informatizado e-Contas, instrumento que visa auxiliar os gestores na elaboração, formalização e apresentação da PCA por meio eletrônico.

Saiba Mais 

Cada atividade de auditoria compreende uma série de etapas. Em um primeiro momento, é realizada uma atividade de auditoria com a emissão de um relatório preliminar, que é encaminhado ao órgão auditado para que esse se pronuncie sobre os resultados dos trabalhos.

Com base na análise da manifestação do auditado, a equipe de auditoria elabora o relatório de auditoria de contas em caráter definitivo, do qual constarão o posicionamento da CGE sobre os pontos discutidos e as correspondentes recomendações do órgão de controle interno, se for o caso.

Por último, emite-se o Certificado de Auditoria, de responsabilidade do Coordenador de Auditoria Interna, e o Parecer do Dirigente do Controle Interno, cujo signatário é a Secretária de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral. Esses documentos deverão, juntamente com o relatório, ser anexados ao processo de prestação de contas dos órgãos, entidades e fundos para posteriormente serem encaminhados eletronicamente ao controle externo (TCE), por meio do sistema e-Contas.

 

01.07.2014
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br
)
Géssica Saraiva – Assessora Técnica ( gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br)

Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara