CGE participa do X Encontro Nacional do Conaci

19 de agosto de 2014 - 03:00

O evento tem como tema Controle Interno da Administração Pública e Estratégias Anticorrupção

A secretária de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Silvia Correia, o coordenador de Ações Estratégicas, Marcelo Monteiro, e o coordenador de Fomento ao Controle Social, Ítalo Brígido, participarão, nas próximas quarta (20) e quinta-feira (21), do X Encontro Nacional de Controle Interno. O evento, que reúne profissionais de diversos órgãos de controle do Brasil, é uma promoção do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A abertura do Encontro acontecerá, nesta quarta-feira (20), às 9 horas, e contará com participação do ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage; do prefeito do Município do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; do presidente do Conaci e da CGA/SP, Gustavo Ungaro; do secretário da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Ruy Barbosa; do subprocurador geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, José Eduardo Gussem; entre outras autoridades do país.

A programação do evento inclui a realização de painéis e conferências relacionadas às principais questões atinentes aos atuais desafios aos órgãos de controle interno, bem como debates sobre meios de apuração de ilícitos praticados por agentes públicos e apresentação da articulação internacional em prol do controle e da transparência.

Durante o primeiro dia de encontro, serão realizadas três conferências e um painel. Destaque para o tema “Estratégias Anticorrupção”, que será apresentado por Nicolao Dino, subprocurador geral da República e coordenador da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, com coordenação de mesa de Roberto Livianu, presidente do Movimento do Ministério Público Democrático.

Já no segundo dia, serão realizados três painéis e uma conferência, entre eles o painel “Lei Anticorrupção e Lei de Acesso à Informação: novas tarefas ao controle interno”, que contará com a participação de Carlos Higino Ribeiro de Alencar, secretário executivo da Controladoria Geral da União; Robert Michener, professor da Fundação Getúlio Vargas – RJ e José Marcelo Zacchi, diretor da Casa Fluminense e Pesquisador do IETS. O debate será coordenado por Eugênio Machado, auditor geral do Estado do Rio de Janeiro. A agenda inclui ainda o lançamento da revista do Sindicato dos Auditores do Distrito Federal.

* Com Informações da Assessoria de Comunicação do Conaci

19.08.2014
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)