Articuladores de Controle Interno Preventivo recebem capacitação no PASF

28 de agosto de 2014 - 06:43

As ações do PASF visam prevenir a ocorrência de eventos de risco e mitigar a possibilidade de recorrência de fatos constatados quando da realização de atividade por parte da CGE

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou capacitação para os articuladores de controle interno preventivo que atuarão com o Plano de Ação para Sanar Fragilidades (PASF). O curso sobre a metodologia de aplicação do PASF foi realizado na última terça-feira (26), em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP), e destinado também para os servidores que atuarão no PASF da auditoria de desempenho realizada no Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC).

O treinamento, ministrado pela auditora de controle interno, Lara de Oliveira Osório Ayres, abordou os aspectos teóricos e a prática da utilização da ferramenta do PASF, o e-PASF. No total, 20 pessoas participaram da capacitação, entre servidores da CGE e da Secretaria de Educação (Seduc).

Sobre o PASF

Implantado inicialmente como instrumento da Auditoria Preventiva com Foco em Riscos, de acordo com o Decreto nº 29.388/2008, as ações do PASF visam prevenir a ocorrência de eventos de risco e mitigar a possibilidade de recorrência de fatos constatados quando da realização de atividade por parte da CGE, que venham a comprometer a gestão dos órgãos e entidades do poder executivo estadual. De outra parte, a partir da edição do Decreto nº 31.238/2013, que altera a estrutura organizacional da CGE, a promoção de ações para o saneamento de fragilidades e implementação de oportunidades de melhorias passa a ser competência da Coordenadoria de Controle Interno Preventivo (Coinp).

28.08.2014
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora Técnica ( gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara