CGE capacita servidores do município de Itapipoca sobre Controle Interno

29 de agosto de 2014 - 03:00

A capacitação faz parte do Programa de Desenvolvimento da Gestão Pública para os Municípios

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades (Ideci), capacitou, entre os dias 26 e 28 de agosto, servidores do município de Itapipoca sobre “Noções e Práticas de Controle Interno na Gestão Pública”. O curso, parte integrante do Programa de Desenvolvimento da Gestão Pública para os Municípios (PRODEG-M), teve como objetivo proporcionar aos servidores públicos que atuam nos trabalhos de acompanhamento e fiscalização da execução dos gastos governamentais, um aprimoramento acerca da legislação, procedimentos e atividades que devem ser praticadas no desempenho do controle interno a ser desenvolvido em todas as áreas do Setor Público.

O curso foi ministrado pela auditora de controle interno e coordenadora de Controle Interno Preventivo da CGE, Kelly Barbosa, que acredita que a iniciativa é essencial ao aprimoramento dos conhecimentos dos servidores que atuam na área do controle interno. “Considero de extrema importância a iniciativa de disseminação do conhecimento e da experiência do Governo do Estado relacionadas às atividades de controle interno para os municípios. É lá onde ações públicas são postas em prática, sendo necessária a orientação, o acompanhamento e a fiscalização da aplicação dos recursos públicos de forma a garantir que os resultados almejados sejam alcançados”, ressaltou.

Durante a capacitação, foram abordados temas referentes à Distinção entre Controle Interno, Auditoria Interna e Controladoria; Função Controle; Conceito de Controle; Finalidade do Controle; Planejamento do Controle; Objetivo do Controle; Tipos de Controle; Quanto ao Objetivo ou Extensão; Quanto à natureza da matéria a ser controlada; Quanto à intensidade; Quanto à extensão dos exames; Quanto à realização; Quanto à abrangência; Quanto ao tempo de ocorrência; Quanto ao órgão que exerce; Quanto à posição do órgão controlado, dentre outros.

Saiba mais

O Programa de Desenvolvimento da Gestão Pública para os Municípios (PRODEG-M) é uma ferramenta de melhoria da gestão municipal, com o objetivo de aperfeiçoamento dos gestores e servidores municipais através da capacitação dos gestores e técnicos; e apoio à implementação de técnicas avançadas de gestão.

29.08.2014
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora Técnica (gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)