CGE inicia nova etapa de implantação do Controle Interno Preventivo

10 de setembro de 2014 - 03:00

A etapa consiste no monitoramento do processo de transferências por meio de convênios e congêneres

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) iniciou a apresentação dos articuladores de Controle Interno, que atuarão no monitoramento dos convênios celebrados em 2014, com base no novo processo de transferência de recursos financeiros, instituído pela Lei Complementar nº 119/2012 e regulamentado pelo Decreto nº 31.406/2014. As equipes que atuarão no Departamento Estadual de Rodovias (DER) e na Secretaria do Esporte (Sesporte) foram apresentadas na última segunda (8) e terça-feira (9).   

Durante esta etapa, os articuladores que já atuam de maneira descentralizada em sete secretarias, passarão a atuar também no Departamento Estadual de Rodovias (DER), e na Casa Civil. Eles executarão o monitoramento no cumprimento das etapas do processo relativo ao cadastro, seleção e celebração, através da análise dos convênios e congêneres celebrados, sugerindo melhorias e correções para a continuidade do processo. 

A Secretária de Estado Chefe da CGE, Silva Correia, ressaltou a importância da atuação descentralizada dos articuladores durante o processo. “É um grande avanço para a CGE, contar com uma equipe de 22 articuladores de Controle Interno, sendo 12 auditores e 10 servidores cedidos por outros órgãos estaduais. O conhecimento dos auditores em controle interno, aliado à experiência dos servidores em gestão, representa um ganho na medida em que aproxima cada vez mais o controle da gestão e vice-versa”, ressaltou.

E Mais

Os articuladores de Controle Interno foram selecionados através de duas seleções públicas internas, realizadas pela CGE, em conjunto com a Seplag, para atuarem de forma descentralizada nos órgãos e entidades estaduais no monitoramento e no acompanhamento da execução da despesa pública, com foco na gestão de riscos.

10.09.2014
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora Técnica ( gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara