Setoriais recebem articuladores de Controle Interno Preventivo da CGE

18 de setembro de 2014 - 03:00

Os articuladores atuarão no monitoramento dos convênios celebrados em 2014, com base no novo processo de transferência de recursos financeiros 


A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) deu continuidade à apresentação dos articuladores de Controle Interno, que atuarão no monitoramento dos convênios celebrados em 2014, com base no novo processo de transferência de recursos financeiros, instituído pela Lei Complementar nº 119/2012 e regulamentado pelo Decreto nº 31.406/2014. Nesta quinta-feira (18), o secretário adjunto da CGE, Marconi Lemos, reuniu-se com a secretária adjunta da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Ana Cruz, para apresentar os articuladores de Controle Interno que irão atuar no órgão.

Durante a reunião, o secretário adjunto da CGE aproveitou para explicar o papel dos articuladores. “O objetivo dos dois articuladores que serão lotados na secretaria é identificar fragilidades no processo de transferência e recursos financeiros e os possíveis motivos que levaram a essas fragilidades. Dessa forma, nós poderemos tornar o processo mais eficiente e seguro”, frisou.

Banne 01Na ocasião, Marconi Lemos também informou sobre a capacitação do novo Sistema de Convênios e Congêneres (SCC). “ A CGE realizará, durante o mês de outubro, uma capacitação para interar os envolvidos no processo de transferência de recursos sobre a ferramenta. Primeiramente, a capacitação será realizada com os articuladores da CGE. Em seguida, serão capacitados representantes das setoriais e futuramente, os parceiros”.

Para a secretária adjunta da STDS, a chegada dos articuladores facilitará o processo. “É de conhecimento geral, que toda mudança gera um estranhamento inicial. Foi assim conosco, assim que fomos apresentados ao novo processo de transferência de recurso, ficamos cheios de dúvidas sobre como proceder. Portanto, essa iniciativa da CGE é de grande valia. Com a presença dos articuladores, podemos compreender e executar o processo de forma mais segura”, destacou.

E mais

Banner Na última quarta-feira (17), a secretária de Estado Chefe da CGE, Silvia Correia, reuniu-se com o secretário da Educação, Maurício Holanda, para apresentar os dois articuladores que serão lotados na secretaria. Na ocasião, a secretária aproveitou para ressaltar a importância do Controle Interno Preventivo. “Essa atividade consiste em uma moderna técnica de controle baseada no gerenciamento dos riscos identificados nos processos organizacionais, com vistas à eficiência e regularidade da gestão”, frisou.

A secretária também aproveitou para destacar a importância da atuação descentralizada dos articuladores durante a implantação do novo processo de transferência de recursos. “É um grande avanço para a CGE, contar com uma equipe de 22 articuladores de Controle Interno, sendo 12 auditores e 10 servidores cedidos por outros órgãos estaduais. O conhecimento dos auditores em controle interno, aliado à experiência dos servidores em gestão, representa um ganho na medida em que aproxima cada vez mais o controle da gestão e vice-versa”, ressaltou.

Banner 01Ainda nesta semana foram apresentados os articuladores que atuarão na Secretaria da Saúde (SESA) e na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Na semana passada, foram apresentados os articuladores que atuarão no Departamento Estadual de Rodovias (DER) e a Secretaria do Esporte (Sesporte).

 

18.09.2014
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)

Géssica Saraiva – Assessora Técnica (gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara