Curso de Auditoria em Obras Rodoviárias e de Edificações teve início nesta segunda-feira (06)

7 de outubro de 2014 - 03:00

A capacitação é parte do programa de treinamento em Auditoria de Obras Rodoviárias e de Edificações

Visando proporcionar aos seus auditores a troca de experiência e aprendizagem de conceitos relacionados à Auditoria em Obras Rodoviárias e de Edificações, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realiza, de 06 a 10 de outubro, o Curso de Auditoria em Obras Rodoviárias e de Edificações. A capacitação é realizada com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Escola de Gestão Pública (EGP), e direcionada aos auditores de Controle Interno da CGE ligados às atividades de auditoria em obras rodoviárias e de edificações. Participam ainda do curso servidores da Controladoria Geral da União (CGU/CE), do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), do Departamento Estadual de Rodovias (DER), do Tribunal de Justiça (TJ) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Fortaleza (Seinf).

Na abertura do curso, o secretário executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes, destacou a importância da capacitação. “No Início deste semestre, a CGE iniciou a atividades ligadas a auditoria em Obras Públicas, portanto este curso se apresenta como uma ótima oportunidade para que vocês possam trocar experiências com pessoas extremamente capacitadas na área, ajudando a CGE a construir o seu próprio modelo de auditora em obras”, ressaltou.

Banner ExternoEm seguida, os analistas de Finanças e Controle da CGU, José de Castro Barreto e Mauro Biancamano Guimarães, iniciaram a apresentação falando sobre importância da troca de experiências. “A troca de experiências é algo de extrema importância para a construção do conhecimento. Portanto, hoje nós estamos aqui para trocar conhecimento através da troca de novas experiências. Vocês estão iniciando uma nova fase da auditoria de obras, dessa forma nós iremos apresentar a vocês uma série de exemplos a serem seguidos e a serem evitados”, frisou José Barreto.

Durante os dias de curso, os participantes discutirão assuntos relacionados à Visão Global do Processo de Contratação; Orçamento, Benefícios e Despesas Indiretas BDI e Curva de ABC; Questões da Responsabilização (sobrepreço e superfaturamento); e Custos referenciais (SINAPI, SICRO, outros).

07.10.2014
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora Técnica (gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)