CGE realiza VIII Encontro Estadual de Controle Interno

24 de novembro de 2014 - 03:00

Na ocasião, foram entregues Medalhas de Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual 


“O Controle Interno e o Equilíbrio das Contas Públicas”, esse foi o tema do VIII Encontro Estadual de Controle Interno, realizado, nesta sexta-feira (21), pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). O evento teve como objetivo apresentar e discutir temas voltados para o aperfeiçoamento e modernização dos controles na administração pública. Na ocasião, estiveram presentes secretários e representantes de órgãos e entidades do Estado, e servidores e colaboradores da CGE. 

Na abertura do evento, o secretário da Fazenda (SEFAZ), João Marcos Maia, representando o governador em exercício, agradeceu o convite para participar do evento e ressaltou a importância do Controle Interno para o Estado. “Tenho a honra de participar deste evento voltado para o Controle Interno Estadual. Atualmente, nós estamos vivendo um momento de crise nas gestões e mais do que nunca, o Controle Interno se apresenta como sistema essencial. Nós não podemos oferecer um serviço de qualidade se não tivermos uma gestão pública eficiente”, frisou. 

Banner palestra RicardoEm seguida, a secretária de Estado Chefe da CGE, Silvia Correia, comentou sobre o Dia do Auditor de Controle Interno e a publicação do edital de convocação para preenchimento do quadro de auditores da CGE. “Gostaria de agradecer a presença de todos, principalmente dos novos auditores que irão compor o quadro da CGE, que pela primeira vez em 11 anos, desde a sua criação, terá seu quadro de auditores completo”, ressaltou. 

A secretária Silvia Correia também aproveitou a ocasião para comentar a evolução do Controle Interno no Ceará. “Em 2007, começamos a plantar uma semente para iniciar a implantação do Controle Interno. Foi a partir desse momento, que começamos a refletir sobre a forma como faríamos o nosso Controle Interno. Hoje, oito anos depois, podemos dizer que atingimos os primeiros objetivos que estabelecemos. Fomos reconhecidos pelo Instituto Ethos como um dos melhores órgãos de Controle Internos do país e fomos o primeiro órgão da administração direta a obter a certificação ISO 9001 em todas as áreas”, destacou.

Banner Palestra Ana CarlaNa ocasião, foram entregues Medalhas de Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual ao auditor de Controle Interno da CGE, Tiago Peixoto, e a representante da diretora da Escola de Gestão Pública, Hebe Citó. A medalha visa reconhecer a importância da contribuição dos auditores da CGE para o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual e homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e operacionalização do controle interno no Ceará. 

Ainda durante a manhã, os presentes acompanharam a palestra “O olhar da liderança e o sentido do trabalho”, ministrada pelo professor Dr. Ricardo Augusto de Carvalho, e a palestra “Macrofunções do Controle Interno na prevenção da corrupção”, ministrada pela professora Dra. Ana Carla Bliacheriene.

Banner Palestra MarconiNo período da tarde, as palestras seguiram com a apresentação de três projetos realizados pela CGE durante o ano de 2014: a auditoria de desempenho do Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC; a atuação do Grupo Técnico de Contas (GTC), no âmbito do Comitê de Gestão por Resultados e Fiscal (COGERF), enquanto instância de Governança na Gestão Pública; e a experiência do projeto de Educação Social, enquanto instrumento de Controle Social. 

 

24.11.2014
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora Técnica (gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara