Sobral recebe Curso Introdução à Ouvidoria como Ferramenta de Gestão

23 de dezembro de 2014 - 03:00

A capacitação foi realizada em parceria com a Controladoria e Ouvidoria do município de Sobral e a Escola de Gestão Pública do Estado (EGP) 

Com o objetivo de capacitar os servidores da Prefeitura Municipal de Sobral e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) que atuam na área de ouvidoria, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, dos dias 15 a 17 de dezembro, o Curso Introdução à Ouvidoria como Ferramenta de Gestão. A capacitação foi realizada em parceria com a Controladoria e Ouvidoria do município de Sobral e a Escola de Gestão Pública do Estado (EGP). 

Para o orientador da Célula de Ouvidoria da CGE e responsável por ministrar o curso, Jean  Lopes, a capacitação dos servidores é fundamental para a oferta de um serviço de qualidade. “A capacitação dos profissionais da área de ouvidoria deve ser contínua, seja na qualificação do atendimento, dos processos e procedimentos ou de legislações, o importante é retroalimentar as ouvidorias para que possam atuar em defesa dos cidadãos e como legítimo canal de participação social”, destacou. 

O orientador ainda falou sobre fortalecimento da Ouvidoria. “A tendência é que as Ouvidorias Municipais se desenvolvam cada vez mais e se fortaleçam, como foi discutido no último congresso de ouvidorias em Florianópolis, e a CGE terá um papel muito importante, pela experiência que possui nas atividades de Controle Interno e de Controle Social, e ainda, por ser referência nacional, e como órgão atuante poderá contribuir muito para essas parcerias”, ressaltou.

No conteúdo programático da capacitação foram abordados os seguintes assuntos: Ouvidores e Ombudsman, Ouvidoria na Administração Pública, Redes de Ouvidoria, Sistema de Ouvidoria-SOU, Relatórios Gerenciais de Ouvidoria, Noções de Construções de Indicadores na área de ouvidoria, Estudo de Casos, Ouvidoria como Instrumento de Gestão, Noções de Direito Administrativo e Constitucional aplicados às demandas de ouvidoria, Lei de Acesso à Informação e Excelência no Atendimento na Ouvidoria. 

23.12.2014
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora Técnica (gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara