CGE participa de reunião do CONACI no Banco Mundial

13 de fevereiro de 2015 - 03:29

CGE participa de reunião com representantes do Conselho Nacional do Controle Interno (Conaci) na sede do Banco Mundial e debate o Fortalecimento do Controle Interno no Brasil.

A Controladoria Geral e Ouvidoria do Estado do Ceará (CGE), representada pela servidora Silvia Helena Correia Vidal, participou de reunião no último dia 06 deste mês com representantes do Conselho Nacional do Controle Interno (Conaci) na sede do Banco Mundial, em Brasília, para debater a parceria que visa ao Fortalecimento dos Controles e Auditoria Interna no Brasil.

Entre as deliberações a serem realizadas ao longo da discussão, que integra a fase inicial do projeto, está o desenho das estratégias quanto ao trabalho de uma consultoria canadense contratada pelo Banco Mundial para auxiliar no diagnóstico e aperfeiçoamento dos órgãos de controle interno do Brasil.

Maria João Kaizeler, representante do Banco Mundial, apresentou a necessidade de um sistema de gerenciamento financeiro robusto e uma maior transparência de boa governança, sem isso o Brasil não terá um crescimento econômico e continuará sendo um país subdesenvolvimento.

A representante do Banco Mundial acrescenta ainda que a única forma de conseguir isso seria através de auditorias internas eficientes e procedimentos de controle interno forte, fatores já trabalhados pela CGE no Controle Interno Preventivo.

A proposta do Banco Mundial é criar uma metodologia de integração dos controles internos e seus dados, de forma a buscar uma nova governança, a qual será aplicada inicialmente em 03 (três) Controladorias.

A CGE designou uma equipe de 03 (três) servidores para se dedicarem ao projeto, composta pelos seguintes membros: Antônio Marconi Lemos (Secretário Adjunto), Marcelo de Sousa Monteiro ( Auditor de Controle Interno – CAEST) e Kelly Cristina de Oliveira Barbosa ( Auditora de Controle Interno – COINP). 

13.02.2015
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Camila Lins –  Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara