Capacitação da CGE com o Banco Mundial termina hoje em Brasília

13 de março de 2015 - 03:13

O objetivo da capacitação é adotar uma metodologia de avaliação dos órgãos e suas estruturas de controle interno 

Termina nesta sexta-feira (13), a capacitação da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) no projeto do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) com o Banco Mundial, com o objetivo de desenvolver e fortalecer o controle interno no Brasil. A CGE-CE foi um dos órgãos selecionados para participar da fase inicial do projeto. O encontro teve início na última quarta-feira, dia 11, em Brasília, na sede do Banco Mundial. 

O treinamento tem foco no aprofundamento na metodologia chamada de Internal Audit Capability Model (IA-CM), um modelo de auditoria interna para o setor público. Trata-se de uma estrutura que identifica os fundamentos necessários para a auditoria interna eficaz no governo, ilustra os níveis e estágios através dos quais uma atividade de auditoria interna pode evoluir, definir e implementar medidas de controles, melhorando processos e práticas. 

Nesta etapa, a metodologia será aplicada inicialmente em três Estados: Minas Gerais, Piauí e Maranhão. A CGE-CE atuará no monitoramento e na validação das atividades, juntamente com os estados de Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Ainda participam do projeto como representantes do Grupo de Trabalho do Conaci, o Estado de Santa Catarina e a cidade de Fortaleza. 

Segundo o secretário de Estado Chefe da CGE, Nelson Martins, após esta fase inicial nesses três estados,  o Ceará terá prioridade para implantação das metodologias. “Estamos nos capacitando para atuar na implantação aqui no Ceará e em outros estados, como multiplicadores. Este projeto trará avanços para o controle interno do Ceará”, frisou.

Apresentação dos resultados será em maio 

Os resultados e as estratégias de melhoria do trabalho realizado nesta fase inicial serão apresentados em um seminário que será realizado no final de maio em Brasília pelo Banco Mundial e pelo Conaci, para que se crie condições suficientes para que essa avaliação seja expandida aos demais estados e, posteriormente, aos municípios. 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Conaci

 

13.03.2015

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Bia Linhares – Coordenadora de Comunicação & Marketing ( beatriz.linhares@cge.ce.gov.br)
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Publicidade (  camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara