CGE participa de Ciclo de Qualificação de Ouvidores da SESA

18 de março de 2015 - 04:54

O evento aconteceu nesta quarta-feira (18), no auditório Waldir Arcoverde 

O secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), Nelson Martins, participou na manhã desta quarta-feira (18) da I Oficina do Ciclo de Qualificação da Rede de Ouvidores da Secretaria da Saúde (Sesa) 2015. O evento constitui uma estratégia permanente para qualificação da Rede de Ouvidorias da Sesa, voltado para a edificação coletiva do alinhamento técnico, político e normativo da Rede. Estiveram presentes no encontro, o secretário adjunto da Sesa, Henrique Javi, a ouvidora da Sesa, Ana Paula Girão, o representante do Departamento de Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde, Elton Vieira, e o coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE, Ítalo Brígido. 

Durante a abertura do encontro, o secretário Nelson Martins ressaltou que um dos grandes desafios no fomento ao controle social é promover o reconhecimento desse importante instrumento que é a ouvidoria e o trabalho desenvolvido pelos ouvidores. “Temos que sensibilizar os gestores de outras áreas para a importância do trabalho do ouvidor e de como a ouvidoria é uma importante ferramenta de gestão. Estamos trabalhando na conclusão do Relatório Semestral de Ouvidoria e marcaremos uma reunião com cada um dos gestores para apresentar e discutir o relatório”, frisou. 

BannerqualificaçãoItaloJá o coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE, Ítalo Brígido, lembrou que a ouvidoria é um importante canal de comunicação do Estado com a sociedade e parabenizou a ouvidoria da Sesa pelo trabalho. “É de interesse do Governo do Estado que seja ampliada cada vez mais a participação do cidadão, e fortalecido este canal de comunicação que a população tem através da ouvidoria. A Rede de Ouvidoria da Sesa tem este trabalho de descentralização, levando este recurso ao cidadão”, afirmou. 

Saiba Mais 

A Rede de Ouvidorias da Sesa dispõe de 55 ouvidorias distribuídas nas unidades assistenciais de saúde, nas Coordenadorias Regionais de Saúde (integrantes da estrutura organizacional da Sesa), nas unidades assistenciais de saúde qualificadas como organização social e nas unidades assistenciais de saúde dos consórcios públicos.

As Ouvidorias da Sesa fazem parte da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, vinculada à CGE. Integram também o Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS, vinculado ao Ministério da Saúde. Compete a essas ouvidorias, dentre outras funções, acolher as manifestações dos cidadãos relacionadas às ações e serviços do SUS, encaminhar aos órgãos competentes as manifestações recebidas, acompanhar as apurações e fazer retornar aos cidadãos as informações sobre as providências adotadas. As ouvidorias devem, ainda, fornecer orientações sobre saúde, sobre o funcionamento do SUS, bem como os direitos e deveres dos cidadãos, além de implementar ações de incentivo à participação dos usuários no processo de avaliação dos serviços prestados pelo SUS.

18.03.2015

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Bia Linhares – Coordenadora de Comunicação & Marketing( beatriz.linhares@cge.ce.gov.br)
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara