CGE promove capacitação em indicadores no âmbito do PforR

16 de abril de 2015 - 19:51

O treinamento aconteceu na tarde desta quinta-feira (16), na EGP 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu, nesta quinta-feira (16), um treinamento em metodologia de trabalho em Auditoria Técnica de Indicadores no âmbito do Programa para Resultados (PforR). A capacitação estava prevista dentro do Projeto de Assistência Técnica de Auditoria Técnica dos Indicadores, contou com a participação de servidores da CGE e da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). 

O treinamento foi ministrado pelo consultor Marcelo Ponte Barbosa, responsável pela realização de auditoria técnica dos indicadores de desempenho, no âmbito do PforR, especificamente no que diz respeito à verificação da conformidade dos indicadores ligados ao desembolso. Na capacitação, que ocorreu na Escola de Gestão Pública (EGP), foram abordados o desenho lógico de programas públicos, o monitoramento e a avaliação de programas, e a seleção e análise de indicadores. 

Banner Instrutor

Para o secretário de Estado Chefe da CGE, Nelson Martins, a oportunidade deste treinamento é de grande relevância a medida em que auxilia a CGE na definição de indicadores das atividades desenvolvidas pelo órgão. “Além de nos ajudar nos projetos no âmbito do PforR, esta capacitação vai nos permitir estabelecer com mais clareza os indicadores também para nosso Planejamento Estratégico 2015-2022 e para o Plano Plurianual (PPA)”, ressaltou. 

O Programa Para Resultados (PforR) tem como base o foco em resultados para apoiar o Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará. A proposta do PforR é continuar avançando nos principais indicadores sociais para consolidar conquistas já alcançadas pelo Estado, incorporando, ao mesmo tempo, a preocupação do Governo do Estado do Ceará com o meio ambiente e com a redução das desigualdades socioeconômicas.

Saiba Mais

A CGE ficou responsável pela coordenação de cinco Projetos de Assistência Técnica, cujo objetivo é o fortalecimento do controle do setor público. São eles: Divulgação Pública de Dados – Portal da Transparência, Sistema de Ouvidoria (SOU) e Educação Social à distância, Sistema de Informações Estratégicas de Controle (SIEC), Capacitação de Normas Internacionais de Contabilidade, Capacitação para Detecção de casos de fraudes e corrupção e Auditoria Técnica de Indicadores.

16.04.2015
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Beatriz Linhares – Coordenadora de Comunicação e Marketing (beatriz.linhares@cge.ce.gov.br)
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara)