Controle Social é pauta de reunião com a Associação Brasileira de Ouvidoria

22 de abril de 2015 - 13:33

No encontro, a CGE discute sobre o Controle Social e reforça o elo entre a Ouvidoria e o cidadão

Durante à tarde da última segunda-feira (20), o Secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Nelson Martins, esteve reunido com representantes da Associação Brasileira de Ouvidorias (ABO) – Sessão Ceará para dialogar sobre meios e ferramentas para fortalecer o elo entre a Ouvidoria e a participação popular.

A atuação da Ouvidoria visa fomentar a participação da sociedade e o exercício do controle social, possibilitando ao cidadão contribuir com a implementação das políticas públicas, além de assegurando o direito à cidadania e à transparência dos serviços prestados pelo Poder Executivo Estadual.

Na ocasião, estiveram presentes também o secretário executivo da CGE, Paulo Roberto Nunes, o Coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE (CFOCS), Ítalo Brígido, o Articulador da CFOCS da CGE, Daniel Freitas, o presidente da Diretoria Executiva da ABO – Sessão Ceará, José Valdo Silva, e o presidente do Conselho Deliberativo da ABO- Sessão Ceará, Irapuan Aguiar.

Dentre os assuntos tratados neste momento, destacaram-se na discussão o perfil e a carreira do Ouvidor, a necessidade por especialização na área e a importância da divulgação das ações realizadas pelas Ouvidorias.

Banner Externo ABO

O Presidente da Associação Brasileira de Ouvidorias, José Valdo Silva, reforçou ainda a parceria com a CGE uma vez que tornou-se uma instituição de referência no controle social. Ressaltou também as ferramentas de sucesso criadas pela CGE para intermediar esse diálogo entre o cidadão e a gestão, como o Portal da Transparência e o Sistema de Ouvidoria (SOU).

O secretário da CGE, Nelson Martins, destacou as ferramentas de controle social como fundamentais no aperfeiçoamento da gestão pública. Frisou ainda que a CGE encontra-se em um momento de aperfeiçoamento, investindo na modernização das ferramentas e na capacitação dos seus servidores através do Programa para Resultados (PforR), que faz parte da operação de crédito firmada entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial.

22.04.2015
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Beatriz Linhares – Coordenadora de Comunicação e Marketing (beatriz.linhares@cge.ce.gov.br)
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)