CGE participa do Seminário “Capacidades” em Sobral

26 de maio de 2015 - 04:54

Seminário “Capacidades” aconteceu em Sobral e nasce da iniciativa do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) de capacitar gestores sobre controle interno

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), representou o Governador do Estado, Camilo Santana, na pessoa do secretário de Estado Chefe da CGE, Nelson Martins, na última terça-feira (26) durante a abertura oficial do Seminário “Capacidades” em Sobral.

A quinta edição do Programa “Capacidades” aconteceu em Sobral, no Centro de Convenções durantes os dias 26 e 27 de maio. Essa é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Municípios (TCM) de capacitar gestores e sociedade civil do município sede e de outros da mesma região quanto a importância de uma gestão transparente e a necessidade do exercício do controle interno.

Participaram do evento representantes dos municípios de: Sobral, Alcântaras, Cariré, Catunda, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Massapê, Meruoca, Pacujá, Pires Ferreiras, Reriutaba, Santa Quitéria e Varjota.

Desenvolvido pelo TCM e operado pelo Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (IESWA), o programa trabalha a regionalização do conhecimento de forma a contribui para melhorias na gestão pública, no controle dos recursos e na qualidade dos serviços públicos prestados.

O diretor presidente do Instituto, conselheiro Domingos Filho, enfatizou que o TCM não pode fugir das suas atribuições fiscalizadoras. Assegurou, contudo, “que nós queremos inverter a lógica da sensação de serviço prestado”, que “não pode ser aquela em que o grau de punição é o grau que dá o respeito ao Tribunal”. Domingos completa que “nós queremos é nos envaidecer de que, pelo trabalho de formação, de capacitação, de orientação, de relação de proximidade e de apreço mútuo, nós vamos conseguir desaprovar menos contas”, explica.

Banner Interno Sec. Nelson MartinsO secretário Chefe de Estado da CGE, Nelson Martins, ressaltou durante o encontro que o Governo do Estado, em nome de seu Governador Camilo Santana, tem demonstrado compromisso e determinação em relação a transparência, democraria e ao diálogo com todos os setores da sociedade cearense. Completa que, “o reflexo disso foi o Ceará ter conseguido o primeiro lugar no ranking da Controladoria Geral da União (CGU), que avaliou o nível de transparência em relação à Lei de Acesso a Informação (LAI) em todos os Estados brasileiros. Aproveito para pedir a todos que explorarem cada vez mais as instituições e ferramentas de controles sociais, assim podemos construir cidadania”.

Aproveitando que estava em Sobral, o secretário Nelson Martins, visitou o Centro de Educação à Distância, que é uma instituição ligada a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), onde ficou maravilhado com a estrutura e o trabalho desenvolvido na área de educação. Enfatizou ainda que “podemos firmar uma grande parceria dentro do Projeto de Educação Social à Distância, juntando o Banco Mundial, o Centro de Educação à distância, a Escola de Gestão Pública e a CGE poderemos realizar uma divulgação massiva dos instrumentos dos controles sociais para mais de 40 mil pessoas.

26.05.2015
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Beatriz Linhares – Coordenadora de Comunicação e Marketing (beatriz.linhares@cge.ce.gov.br)
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)