CGE participa de seminário sobre controle interno promovido pelo Conaci e Banco Mundial

27 de maio de 2015 - 18:12

No encontro, presidente do Conaci, Gustavo Úngaro, citou a Escala Brasil Transparente, que colocou o Ceará em 1º lugar no Brasil no cumprimento do acesso à informação

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE-CE) participa a partir desta quarta-feira (27), em Brasília, do seminário “O Sistema de Controle Interno no Brasil – avanço por mais eficiência”, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e o Banco Mundial. O evento tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação do sistema de controle interno no Brasil e promover o diálogo em busca conjunta de mecanismos e iniciativas para seu fortalecimento.

O presidente do Conaci e Ouvidor Geral do Estado/SP, Gustavo Ungaro, ministrou a palestra de abertura, que apresentou um panorama do Controle Interno no Brasil, da situação atual a perspectivas futuras. Na ocasião, foram citados os resultados obtidos pelas pesquisas de transparência no Brasil, sendo a mais recente delas a Escala Brasil Transparente, ranking de cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI), que colocou o Ceará e São Paulo em primeiro lugar entre os estados brasileiros.

Marconi e Gustavo Ungaro ConaciO secretário adjunto da CGE-CE, Marconi Lemos, e os auditores de controle interno Marcelo Monteiro e Kelly Barbosa estão representando o órgão no encontro, que acontecerá até a próxima sexta-feira (29). 

Programação
Ainda nesta quarta-feira (27), será apresentado o modelo Internal Audit Capability Model (IA-CM) para o setor público, mostrando os resultados, as análises e os planos de ação das avaliações feitas nas controladorias gerais dos estados do Maranhão, Piauí e Minas Gerais, que participaram como piloto do projeto. Na oportunidade, será discutida uma estratégia de replicação do estudo e disseminação da ferramenta para todos os outros estados brasileiros.

Nos dias 28 e 29 de maio serão debatidas as ações e iniciativas necessárias para a reforma do sistema de controle interno no Brasil com a participação de representantes de entidades federais e estaduais.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Conaci

27.05.2015
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Bia Linhares – Coordenadora de Comunicação e Marketing (beatriz.linhares@cge.ce.gov.br)
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara