Escala Brasil Transparente e o Governo Itinerante foram temas da reunião da Rede de Controle Social

17 de junho de 2015 - 03:38

A reunião ocorreu na última terça-feira (16), no auditório da Secretária do Planejamento e Gestão (Seplag) 

Com o objetivo de integrar e aperfeiçoar as Ouvidorias e os Serviços de Informação ao Cidadão setoriais, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu, na última terça-feira (16), mais uma reunião da Rede de Controle Social. Os temas tratados no encontro foram o resultado da Escala Brasil Transparente, ranking de cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) nos estados e municípios, divulgada pela Controladoria e Ouvidoria Geral da União (CGU), e o papel da ouvidoria no Projeto Governo Itinerante. 

Na ocasião, o secretário de Estado Chefe da CGE, Nelson Martins, parabenizou a todos pelo resultado obtido pelo Estado do Ceará, que aparece em primeiro lugar no ranking. “Nós aqui somos responsáveis e vitoriosos com este resultado, pois este trabalho é desenvolvido por todas as secretarias e órgãos do Estado, é um trabalho de equipe. Nosso esforço agora é de manter este ótimo resultado, pois a pesquisa será feita semestralmente, e continuar aperfeiçoando cada vez mais nosso Sistema Estadual de Acesso à Informação “, ressaltou.  

Banner Denise RedeEm seguida, a orientadora da Célula de Acesso à Informação, Denise Gimenes, apresentou a metodologia criada pela CGU para avaliar o grau de cumprimento às normas de Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011, e assim refletir um cenário de transparência no Brasil.  

Na seqüência, o coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE, Ítalo Brígido, falou sobre a primeira edição do Governo Itinerante da gestão do governador Camilo Santana, e de como o ouvidor setorial pode contribuir para o sucesso do projeto. “O Governo Itinerante é o governo perto das pessoas, escutando e atendendo com qualidade a população. O ouvidor tem o papel importante em fazer com que as demandas apresentadas pelos cidadãos, nas diversas regiões do Estado, subsidiem os gestores na transformação das manifestações em melhorias para a sociedade”, frisou. 

As apresentações dos assuntos tratados na reunião estão disponíveis no site da CGE, em Eventos Institucionais, na aba Reuniões da Rede de Controle Social.  

17.06.2015
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Bia Linhares – Coordenadora de Comunicação e Marketing (beatriz.linhares@cge.ce.gov.br)
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara)