CGE ministra curso para Rede de Ouvidorias da Sesa

18 de junho de 2015 - 03:34

A capacitação foi voltada para os ouvidores que atuam em unidades assistenciais de saúde no interior do Estado 

Foi concluído nesta quinta-feira (18), o Curso Básico de Formação em Ouvidoria, voltado para Rede de Ouvidorias da Secretaria de Saúde (Sesa), que integram também o Sistema Nacional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação realizada pelo Governo do Estado, através da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP) e a Sesa, contou com carga horária de 32 horas/aula, abordando os fundamentos da Ouvidoria Pública, em especial os relacionados ao atendimento de saúde. 

O conteúdo programático do curso foi dividido em cinco temas, abordando Noções de Direito Administrativo, Lei de Acesso à Informação (LAI), passando por Ouvidoria como instrumento de promoção da cidadania, excelência do atendimento na Ouvidoria, Funcionamento das Ouvidorias do SUS, Ouvidoria como instrumento de Gestão, Elaboração de relatórios gerenciais, até Noções de construção de indicadores na Ouvidoria.

O curso foi ministrado pelo orientador da Célula de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes, pela assessora técnica da Célula de Ouvidoria da CGE, Caroline Gabriel, e pela ouvidora da Sesa, Ana Paula Girão Lessa.

Saiba Mais

A Rede de Ouvidorias da Sesa dispõe de 55 ouvidorias distribuídas nas unidades assistenciais de saúde, nas Coordenadorias Regionais de Saúde (integrantes da estrutura organizacional da Sesa), nas unidades assistenciais de saúde qualificadas como organização social e nas unidades assistenciais de saúde dos consórcios públicos.

As Ouvidorias da Sesa fazem parte da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, vinculada à CGE. Integram também o Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS, vinculado ao Ministério da Saúde.

Compete a essas ouvidorias, dentre outras funções, acolher as manifestações dos cidadãos relacionadas às ações e serviços do SUS, encaminhar aos órgãos responsáveis as manifestações recebidas, acompanhar as apurações e fazer retornar aos cidadãos as informações sobre as providências adotadas.

As ouvidorias devem, ainda, fornecer orientações sobre saúde, sobre o funcionamento do SUS, bem como os direitos e deveres dos cidadãos, além de implementar ações de incentivo à participação dos usuários no processo de avaliação dos serviços prestados pelo SUS.

18.06.2015
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