CGE realiza sua 1ª auditoria em Tecnologia da Informação e Comunicação

28 de julho de 2015 - 03:41

O Sistema de Convênios e Congêneres (SICONV-CE) será o objeto desta 1ª atividade 

Com a chegada de auditores de controle interno com formação específica em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) inicia sua primeira auditoria especializada em TIC. O objetivo desta modalidade de auditoria é a avaliação dos sistemas corporativos utilizados pelo Poder Executivo estadual. Como objeto desta primeira atividade realizada pelo Estado do Ceará, foi escolhido o  Sistema de Convênio e Congêneres (SICONV-CE). 

Segundo a equipe responsável pela auditoria, a escolha do SICONV-CE é justificada pela importância que o sistema representa no controle da aplicação dos recursos públicos para a sociedade cearense. Outro ponto relevante é que a existência do Sistema SICONV-CE vai ao encontro de controles semelhantes realizados em nível federal por meio do sistema homônimo SICONV. 

Durante a atividade, os auditores terão como objetivo avaliar as funcionalidades do sistema, abordando os aspectos relacionados à documentação, repasse de conhecimento do sistema, à manutenção, aos recursos de tecnologia da informação, à segurança da informação, ao funcionamento e ao suporte ao usuário. Por SICONV-CE se encontrar ainda em fase de implantação, os trabalhos de auditoria visam verificar, do ponto de vista da regularidade, se houve o atendimento às regras aplicadas ao produto e à utilização das boas práticas esperadas para o desenvolvimento e manutenção de um sistema de informação. 

A equipe de TIC é composta pelos auditores Tiago Monteiro, Ernani Lima, Alex Aguiar e Henrique Calenzo, e tem como orientador o auditor Antônio Paulo. 

28.07.2015
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Assessora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara