Comitê Gestor de Acesso à Informação disponibiliza lista de documentos classificados como sigilosos

8 de setembro de 2015 - 03:00

A Lei de Acesso à Informação (LAI) estabelece que o sigilo à informação deve ser exceção

O Comitê Gestor de Acesso à Informação disponibiliza, a partir desta terça-feira (08), a lista atualizada de informações classificadas como sigilosas dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A Lei de Acesso à Informação (LAI) garante ao cidadão o direito de ter acesso à informação pública e de interesse coletivo sob custódia do Estado e estabelece também que o sigilo deve ser exceção. 

A Lei Estadual de Acesso à Informação determina a classificação de documentos que o Comitê Gestor de Acesso à Informação (CGAI) leva em consideração serem imprescindível à segurança da sociedade (à vida, segurança ou saúde da população) ou do Estado (soberania nacional, relações internacionais, atividades de inteligência). Cabe ao Comitê Gestor, portanto, deliberar e classificar as informações sigilosas e apreciar os recursos interpostos.

A divulgação das informações deve ser realizada por meio das páginas da internet dos órgãos, de forma clara e de fácil acesso. Além disso, o cidadão pode requisitar as informações por outros meios, como nas unidades de Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) ou pelos canais de ouvidoria. 

Para ter acesso a lista de documentos classificados com grau de sigilo, basta clicar no link para ser direcionado à página.

CGAI

O Comitê Gestor de Acesso à Informação (CGAI) é responsável por avaliar, deliberar e classificar informações públicas de interesse do Governo do Estado, além de apreciar recursos. A equipe é coordenada pela CGE e possui representantes do Gabinete do Governador, Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado, Casa Militar, Secretaria da Fazenda e Secretaria do Planejamento e Gestão. 

O CGAI reúne-se trimestralmente, em caráter ordinário, e extraordinariamente, quando convocado pelo seu Coordenador.

08.09.2015
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Vandecy Dourado – Assessor de Comunicação (vandecy.dourado@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara