Primeiro dia do XII Encontro Nacional do Conaci destaca o combate à corrupção
4 de agosto de 2016 - 03:00
A edição de Fortaleza recebeu mais de 1.300 inscrições do País inteiro entre auditores, controladores, corregedores, ouvidores, gestores e servidores públicos
Teve início nesta quinta-feira (4), o XII Encontro Nacional de Controle Interno, realizado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e com apoio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) e da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza. Com o tema “Por Um Brasil Melhor: todos contra a corrupção”, o evento conta com painéis e discussões sobre a Lei Anticorrupção, Operação Lava Jato, governança corporativa nas estatais, auditoria governamental, transparência pública, gestão fiscal e combate à lavagem de dinheiro. A edição de Fortaleza recebeu mais de 1.300 inscrições do País inteiro entre auditores, controladores, corregedores, ouvidores, gestores e servidores públicos, além de representantes do controle social e acadêmicos de todo o País
Além do secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá, a mesa de solenidade de abertura contou com a presença da vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela; do presidente do Conaci, Roberto Paulo Amoras, do secretário federal de controle interno adjunto do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, Sérgio Seabra, representando o ministro Torquato Jardim; do secretário Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza, Vicente Ferrer; do diretor-geral do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, Juraci Muniz Júnior, representando o presidente do TCM, Conselheiro Francisco Aguiar; do presidente Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Antônio César Bochenek; do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa; do presidente da Academia Cearense de Administração, João Alves de Melo; da presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha; do presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Edilson Azim Sarriune; do gerente financeiro do Banco Mundial, Daniel Boyce; e do representante da superintendência regional da Caixa em Fortaleza, Josivan Rocha Josino.
A vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, destacou o desempenho do Estado nos rankings de transparência do Brasil como símbolo de importantes avanços e melhoria nos serviços da administração pública estadual. “Os rankings nos animam a trabalhar cada vez mais, mas é imprescindível o apoio da gestão pública para trabalhar na prevenção do mal uso do recurso público. Além disso, é preciso analisar os resultados obtidos pela aplicação dos recursos do contribuinte para que não haja desperdício. É necessário que sejam criados mais mecanismos para que o cidadão tenha consciência de seu poder na condução dos recursos”.
O secretário CGE, Flávio Jucá, alertou sobre para a importância de fortalecer o controle interno dentro do Estado. “Não canso de repetir que o controle e a transparência são essenciais para a gestão pública. É uma tarefa que precisa ser seguida por todos que participam dela, desde o servidor até os cargos mais altos na administração pública. No Ceará, isso já faz parte da nossa jornada diária, permitindo que essa cultura de transparência seja propagada dentro da esfera pública. Ficamos honrados por termos sido escolhido para sediar um evento de tamanha importância para o controle no Brasil”, disse.
Operação Lava Jato
A tarde foi dedicada a debater os êxitos, dificuldades e oportunidades do controle interno do País, especificamente sobre a Operação Lava Jato. Antes do painel sobre o tema, o presidente do Conaci, Roberto Amoras, anunciou os nomes dos agraciados da Comenda “Honra ao Mérito em Controle Interno”, para a executiva financeira do Banco Mundial Maria João Pagarim Ribeiro Kaizeler. Já o juiz federal da 13ª Vara Criminal Federal do Paraná Sergio Moro e o procurador da República do Ministério Público Federal do Paraná Deltan Dallagnol não puderam comparecer ao evento, mas enviaram um vídeo agradecendo o reconhecimento.
Segundo dia
O XII Encontro Nacional de Controle Interno continua amanhã (5), com destaque para o painel “Parceria Conaci x Banco Mundial – aperfeiçoar a auditoria governamental do Brasil a partir de modelos internacionais”, com a presença do secretário da CGE, Flávio Jucá, como mediador, e do especialista sênior de Gerenciamento Financeiro do Banco Mundial, Juan Carlos Serrano-Machorro e do gerente financeiro do Banco Mundial para a América Latina e Caribe, Daniel J. Boyce.