Controle Social e Transparência são temas discutidos no segundo e último dia do XII Encontro Nacional de Controle Interno

5 de agosto de 2016 - 22:04

O evento, sediado em Fortaleza, foi recorde de público com mais de mil participantes

Com sucesso de público, foi realizado nesta sexta-feira (05), o último dia do XII Encontro Nacional de Controle Interno. O evento contou com mais de mil participantes, representantes de órgãos de Controle Interno de todo o País para discutir temas relacionados às atividades de controle nos órgãos municipais, estaduais e da União em palestras e exposições. 

Um dos destaques da programação deste segundo dia, foi o painel “Controle Social x Transparência Pública – Ouvindo, Aprendendo e Aperfeiçoando”. O Secretário Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE-CE), Flávio Jucá, mediou o painel, onde foram discutidas ações para a construção de uma participação mais efetiva do cidadão na gestão pública. Palestraram na ocasião, o Ouvidor do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, Gilberto Waller, o vice-presidente do Observatório Social de São José e Auditor da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, Jaime Klein, e o controlador do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM), Luiz Mário Vieira.

Para o secretário da CGE, é por meio do controle da sociedade que a gestão pública se fortalece.  “O controle e a transparência são dois pilares essenciais para uma gestão pública eficiente. Atualmente, o governo fornece ferramentas de controle para que o cidadão possa acompanhar as ações e medidas que estão sendo realizadas pelo Estado, mas é preciso ir mais além, é preciso fomentar a cultura do acesso e acompanhamento. É preciso garantir que o cidadão participe ativamente da gestão”, afirmou Flávio Jucá.

A parceria do Conaci com o Banco Mundial, a apuração de responsabilidades e o dever do gestor público, as principais ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e a gestão fiscal responsável foram outros temas discutidos durante o dia de hoje.

O evento foi encerrado com a conferência magna do Procurador Geral do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas da União (TCU), Paulo Soares Bugarin, ao lado dos anfitriões do evento e membros do Conselho Nacional de Controle Interno, Flávio Jucá, Vicente Ferrer, Roberto Amoras, Álvaro Frakedin e Gilberto Bujak.

Controladoria no Setor Público

livroO livro “Controladoria no Setor Público”, organizado pelos autores Ana Carla Bliacheriene (Universidade de São Paulo), Marcus Vinicius de Azevedo Braga (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e Renato Jorge Brown Ribeiro (Senado Federal), foi lançado na tarde desta sexta-feira (5), durante o XII Encontro Nacional de Controle Interno

 Um dos capítulos da publicação é assinado pelo secretário executivo da CGE Ceará, Paulo Roberto Nunes, e pela ex-secretária de Estado Chefe da CGE Ceará, Sílvia Helena Vidal. O capítulo trata de práticas de auditoria de desempenho em órgãos estaduais brasileiros de controle interno e elementos para configuração de um modelo.

05.08.2016
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara