Controle Social e Transparência são temas discutidos no segundo e último dia do XII Encontro Nacional de Controle Interno
5 de agosto de 2016 - 22:04
O evento, sediado em Fortaleza, foi recorde de público com mais de mil participantes
Com sucesso de público, foi realizado nesta sexta-feira (05), o último dia do XII Encontro Nacional de Controle Interno. O evento contou com mais de mil participantes, representantes de órgãos de Controle Interno de todo o País para discutir temas relacionados às atividades de controle nos órgãos municipais, estaduais e da União em palestras e exposições.
Um dos destaques da programação deste segundo dia, foi o painel “Controle Social x Transparência Pública – Ouvindo, Aprendendo e Aperfeiçoando”. O Secretário Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE-CE), Flávio Jucá, mediou o painel, onde foram discutidas ações para a construção de uma participação mais efetiva do cidadão na gestão pública. Palestraram na ocasião, o Ouvidor do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, Gilberto Waller, o vice-presidente do Observatório Social de São José e Auditor da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, Jaime Klein, e o controlador do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM), Luiz Mário Vieira.
Para o secretário da CGE, é por meio do controle da sociedade que a gestão pública se fortalece. “O controle e a transparência são dois pilares essenciais para uma gestão pública eficiente. Atualmente, o governo fornece ferramentas de controle para que o cidadão possa acompanhar as ações e medidas que estão sendo realizadas pelo Estado, mas é preciso ir mais além, é preciso fomentar a cultura do acesso e acompanhamento. É preciso garantir que o cidadão participe ativamente da gestão”, afirmou Flávio Jucá.
A parceria do Conaci com o Banco Mundial, a apuração de responsabilidades e o dever do gestor público, as principais ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e a gestão fiscal responsável foram outros temas discutidos durante o dia de hoje.
O evento foi encerrado com a conferência magna do Procurador Geral do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas da União (TCU), Paulo Soares Bugarin, ao lado dos anfitriões do evento e membros do Conselho Nacional de Controle Interno, Flávio Jucá, Vicente Ferrer, Roberto Amoras, Álvaro Frakedin e Gilberto Bujak.
Controladoria no Setor Público
O livro “Controladoria no Setor Público”, organizado pelos autores Ana Carla Bliacheriene (Universidade de São Paulo), Marcus Vinicius de Azevedo Braga (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e Renato Jorge Brown Ribeiro (Senado Federal), foi lançado na tarde desta sexta-feira (5), durante o XII Encontro Nacional de Controle Interno
Um dos capítulos da publicação é assinado pelo secretário executivo da CGE Ceará, Paulo Roberto Nunes, e pela ex-secretária de Estado Chefe da CGE Ceará, Sílvia Helena Vidal. O capítulo trata de práticas de auditoria de desempenho em órgãos estaduais brasileiros de controle interno e elementos para configuração de um modelo.