Central 155: Nove anos a serviço do cidadão cearense
26 de janeiro de 2017 - 03:00
O serviço disponibiliza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, sem custo nenhum para o cidadão
“Bom dia! Eu me chamo Roberta e trabalho na Ouvidoria Geral do Estado. Esta ligação é o retorno de uma solicitação feita a este órgão”. É com a seguinte frase, que a teleatendente Roberta Honorato, inicia mais uma manhã de atividades na Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria do Governo do Estado do Ceará. Localizada a 130 quilômetros de Fortaleza, no município de Canindé, a Central completa, nesta quinta-feira (26), nove anos de serviços prestados à sociedade.
Criada em 26 de janeiro de 2008, com intuito de universalizar o acesso ao serviço de Ouvidoria do Estado, a Central 155 conta com 14 atendentes que se dividem em dois turnos de trabalho, recebendo as demandas de ouvidoria e de acesso à informação relacionadas a todos os serviços públicos oferecidos pelo Governo do Estado do Ceará.
“É mais do que Ouvir, é colocar-se no lugar do cidadão e entender, que ele procura na Ouvidoria um auxílio, uma resposta”, destaca Roberta Honorato sobre a importância do serviço. Para a teleatendente, o trabalho realizado pela Central é uma das formas de ajudar o cidadão no exercício da sua cidadania. “São nove anos de muitos atendimentos, alguns fáceis, outros complexos e emocionantes. É um desafio diário e a minha maior satisfação é ouvir do manifestante: ‘Muito obrigado pela ajuda de vocês, que Deus lhes abençoe”, destacou.
A satisfação do cidadão também é algo que pode ser percebido nos relatórios mensais do Sistema de Ouvidoria (SOU). De acordo com os dados, em 2016, foram registrados 76 elogios para a Central 155, número que representa 65,5% do total de elogios recebidos pelo sistema. Os números também estão refletidos nos depoimentos dos cidadãos que já utilizaram o serviço.
Para o estudante de Serviço Social, Marcos Nunes, que utilizou o serviço em 2016, o atendimento realizado pela Central se deu de forma bastante satisfatória. “Precisei utilizar o serviço de teleatendimento do Estado e fique bastante surpreso, tanto com a qualidade do atendimento, quanto com a rapidez em que a minha demanda foi atendida. Eu realmente não esperava que tudo fosse resolvido com tanta agilidade”, ressaltou.
Central em Números
Ao longo dos nove anos de funcionamento, a Central registrou 513.043 solicitações, sendo 93.876 delas só no último ano de 2016. O serviço foi criado para que o cidadão manifeste sua opinião sobre a administração pública estadual, contribuindo para a qualidade e a transparência das ações do Governo. A Ouvidoria do Estado atende, encaminha e apura as manifestações da população sobre o serviço público estadual.
“Dos vários canais de acesso a ouvidoria e ao serviço de informação, disponibilizados pela CGE aos cidadãos, a Central 155 é aquele que registra um maior número de consultas, imagino que pela facilidade, mas, principalmente, por proporcionar atendimento por pessoas – nossos teleatendentes – emprestando mais credibilidade ao processo e denotando maior humanização” destacou o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá.
Outro dado que merece destaque, são os números que colocam a Central 155 como a principal porta de entrada para os serviços de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Estadual. De acordo com relatórios da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social da CGE, no último ano, a Central 155 registrou 67,1% das demandas do Sistema de Ouvidoria (SOU) e 80,7% das solicitações do Sistema de Informação ao Cidadão (SIC).
A Central de Atendimento Telefônico 155 disponibiliza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, sem custo nenhum para o cidadão. É importante frisar que a Central não tem o poder de solucionar as demandas dos usuários, mas sim de registrá-las e encaminhá-las aos órgãos ou entidades responsáveis, além de fazer o acompanhamento dos registros.
26.01.2017
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação ( gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @CGECeara
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara