Destaques 2017: Ações para o fortalecimento do Sistema de Controle Interno no Estado

27 de janeiro de 2017 - 09:07 # # #

Acompanhe nesta última semana do ano, uma série com as principais ações realizadas pela CGE em 2017. Para iniciar os Destaques 2017, apresentamos as ações realizadas pelo órgão para o fortalecimento do Sistema de Controle Interno no Estado 

Pensando no aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo do Estado, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) iniciou em 2017 um programa que promove várias ações no sentido de fortalecer e expandir ainda mais a atividade de controle no Estado.

Programa de Integridade

A elaboração do modelo do Programa de Integridade do Poder Executivo, que tem por objetivo sistematizar práticas de controle interno, de gestão de riscos e de governança nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, foi o primeiro passo dentro dessas ações de fortalecimento.

“Com o Programa, a CGE levará para cada uma das setoriais o entendimento de que o controle interno não é apenas responsabilidade da CGE, mas de cada setorial”, pontua o secretário da CGE, Flávio Jucá.

Em dezembro, a CGE promoveu o 40º Fórum Permanente de Controle Interno para compartilhar com as setoriais o modelo pensado para o Programa de Integridade, assim como a minuta do decreto que vai dispor sobre sua implantação e funcionamento. O material pode ser encontrado aqui.

Adequação da Estrutura de Tecnologia da CGE 

Outra ação importante do âmbito do fortalecimento das atividades de controle interno, foi a modernização e adequação da estrutura de tecnologia de informação e comunicação (TIC) da CGE.

Além da compra de equipamentos e melhorias feitas no parque tecnológico do órgão, tanto na sede como na Central de Atendimento 155, em Canindé, a CGE deu um grande salto com a  assinatura de um contrato para o fornecimento do serviço tecnológico de hospedagem em nuvem com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE). A inovação garante robustez e segurança aos sistemas fornecidos pela CGE ao cidadão.

Com a assinatura do contrato, a CGE migrará seus sistemas informatizados para nuvem, espaço virtual responsável pelo armazenamento digital de dados junto a rede mundial de computadores. O processo trará mais segurança às ferramentas, garantindo disponibilidade, além de possibilitar uma melhoria na performance dos sistemas, permitindo o aumento no número de acesso às ferramentas sem perda de qualidade e agilidade.

A meta é que 100% dos Sistemas Corporativos do órgão já estejam hospedados em nuvem em 2018.

Obtenção da certificação ISO 9001:2015

Com foco no aumento de sua eficiência e na satisfação de seus parceiros, a CGE obteve sua certificação na versão da norma ISO 9001:2015. Após passar por auditoria externa da BSI Brasil durante este mês de dezembro, o Sistema de Gestão da Qualidade do órgão foi certificado, com o escopo nas atividades de Auditoria Interna Governamental, Controle Interno Preventivo, Fomento ao Controle Social, Ações Estratégicas, Tecnologia da Informação e Comunicação, Assessoramento e Suporte Administrativo.

A Norma ISO 9001 está focada na gestão por processos, é específica para certificação de Sistema de Gestão da Qualidade e indica que a organização executa boas práticas de gestão, ou seja, promove a melhoria contínua de todos os seus processos buscando a eficiência operacional.