Retrospectiva: saiba o que já aconteceu no Projeto de Sistema de Relacionamento com o Cidadão
14 de fevereiro de 2017 - 03:00
As atividades do projeto tiveram início em dezembro de 2016, com a realização do seminário de abertura e da oficina que marcou o primeiro ciclo de trabalhos
Idealizado para interligar os sistemas de controle social do Estado por meio de uma única interface e garantir mais facilidade e agilidade no uso das ferramentas pelo cidadão, o Projeto Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão finaliza seu terceiro ciclo de trabalho e promove uma retrospectiva das atividades realizadas e do material já produzido. Durante as três etapas já vivenciadas pelo projeto, foi possível compreender as necessidades dos cidadãos e traçar um perfil dos usuários.
Dando início ao processo de construção do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, em dezembro 2016, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e a Caiena Tecnologia e Design realizaram a oficina que marcou o primeiro ciclo de atividades do projeto. Na ocasião, cidadãos, jornalistas, pesquisadores e funcionários do setor público se reunião para conhecer e apontar melhorias no plano de trabalho do projeto, adequando-o as necessidades apontadas para o sistema.
Com o plano de trabalho aprovado, foi a hora de dar início aos trabalhos de pesquisa. Como parte do segundo ciclo de atividades, em janeiro de 2017, foi realizada a segunda oficina do projeto, que reuniu profissionais das áreas de Ouvidoria e Transparência, Comunicação Social e Tecnologia da Informação, representantes da sociedade civil e cidadãos que já são usuários dos sistemas de relacionamento do Governo do Estado. Durante a oficina, os presentes tiveram que traçar os perfis das pessoas que utilizam os sistemas de relacionamento do Governo e o que elas procuram quando fazem uma sugestão, reclamação ou solicitação.
Dando continuidade ao terceiro ciclo de atividades do projeto, também em janeiro deste ano, foi realizada a oficina “Das personas às pessoas”, onde cerca de 40 participantes, entre cidadãos, jornalistas, servidores públicos e especialistas das áreas de Ouvidoria, Transparências e Finanças Públicas levantaram hipóteses de possíveis casos a serem observados pela Caiena durante a elaboração do roteiro etnográfico.
Com a finalização do ciclo, todos os produtos elaborados com base nos dados da terceira oficina serão entregue a CGE, sendo disponibilizados no site do órgão e no blog da Caiena. Para saber sobre o projeto, acesse: ceara.caiena.net
14.02.2017
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação (gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @CGECeara
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara