Oficina “das pessoas aos processos” marca quarto ciclo de atividades do Projeto Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão

23 de fevereiro de 2017 - 20:02

Durante o evento, os participantes puderam conhecer sobre o processo de construção da pesquisa etnográfica do projeto 

Entender os processos de funcionamentos dos sistemas de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação. Este foi um dos objetivos da quarta oficina do projeto Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, que aconteceu nesta quinta-feira (23), no Novotel Fortaleza. Marcando o quarto ciclo de atividades do projeto, a oficina “das pessoas aos processos”, reuniu profissionais atuantes nas áreas de controle social do Ceará. 

“Nosso objetivo com a oficina foi mapear os processos fundamentais às atividades de Ouvidoria, Acesso à Informação e Transparência, presentes nas diversas áreas e instâncias do Estado, e identificar e propor, junto aos participantes, quais procedimentos apresentam oportunidade de melhoria, gerando eficiência aos processos”, destacou Bruno Rigolino, líder de design da Caiena Tecnologia e Design, empresa que está desenvolvendo o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão. 

Banner oficina 03

Durante a oficina também foi apresentada a pesquisa etnográfica do projeto, construída com base em informações e hipóteses levantadas durante a terceira oficina, que aconteceu no dia 27 de janeiro. Para a elaboração da pesquisa, os profissionais da Caiena visitaram usuários e não-usuários dos atuais sistemas de controle do Estado, compreendendo suas necessidades e expectativas sobre os serviços. 

Saiba mais

Ainda como atividade de encerramento do terceiro ciclo de trabalho do projeto Sistema Público de Relacionamento, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e a Caiena Tecnologia e Design, empresa está desenvolvendo o sistema, participam nesta sexta-feira (24), da cerimônia de entrega dos produtos desenvolvidos durante a etapa do projeto. Na ocasião, será apresentado um resumos das atividades realizadas no ciclo de trabalho e o Relatório analítico sobre a jornada dos usuários nos serviços de Ouvidoria, Acesso à Informação e Transparência no Estado do Ceará. 

O Relatório analítico sobre a jornada dos usuários nos serviços de Ouvidoria, Acesso à Informação e Transparência no Estado do Ceará evidencia a jornada dos usuários, pontos fortes, pontos fracos e os desafios inerentes aos processos e serviços do Estado ligados à Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação. Além do relatório, também serão entregues a CGE: Instrumentais de coleta de dados via Web; Roteiro do estudo etnográfico; Pesquisa, explorando o contexto do problema e utilizando instrumentos adequados de coleta de dados; e o Relatório sistemático do Ciclo de Trabalho. 

23.02.2017
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação (gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @CGECeara
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara