Governo do Estado realiza evento alusivo ao Dia Estadual do Ouvidor e 14 anos de criação da CGE
15 de março de 2017 - 03:00
Na ocasião, serão homenageadas as ouvidorias setoriais com melhor desempenho em 2016
O Governo do Estado, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), realiza, na próxima quinta-feira (16), a solenidade em comemoração aos 14 anos de implantação do Órgão Central de Controle Interno do Estado e ao Dia Estadual do Ouvidor. Durante o evento, será entregue Medalha de Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno para os ouvidores das setoriais com melhor desempenho em 2016. A cerimônia será realizada no auditório do Palácio da Abolição, às 9h.
Se destacaram no ano de 2016 a ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Delegados (ARCE), representada pela ouvidora Daniela Carvalho Cambraia Dantas; a ouvidoria da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), representada pela ouvidora Marilac Maria Alencar; e a ouvidoria da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), representada pela ouvidora Edênia Uchoa. A Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais considera a resolutividade das demandas, pontualidade no envio do relatório semestral de ouvidoria, infraestrutura, equipe e implantação de ações inovadoras a cada semestre como parâmetro para definição das categorias e seus destaques.
Ainda no evento, a advogada e doutora em administração pública pela Faculdade Getúlio Vargas em São Paulo, Luciana Zaffalon, ministrará a palestra “Ouvidoria e Cidadania: participação social e valorização de mecanismos de exercício da vontade popular”. Para a especialista, a discussão do tema auxiliará no fortalecimento do processo de intervenção popular na esfera pública.
“A Constituição de 1988 trouxe, sob a perspectiva da restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil, preceitos estruturantes como a participação social e a valorização de mecanismos de exercício da vontade popular. Pela primeira vez, estes princípios deixaram de ser meras palavras de ordem para se tornar eixos fundamentais de estruturação das instituições públicas”, destacou Luciana Zaffalon.
14 anos CGE
Criada em 2003, a CGE tem hoje a missão de assegurar a adequada aplicação dos recursos públicos, contribuindo para uma gestão ética e transparente e para a oferta de serviços públicos com qualidade. Dentre os desafios a serem vencidos pelo órgão, cabe destacar a consolidação do controle interno preventivo, a universalização do atendimento em ouvidoria e acesso à informação, a educação para o controle social, o fortalecimento da ética e da transparência e a estruturação e disponibilização de informações estratégicas para a tomada de decisão.
Serviço:
Local: Palácio da Abolição (Rua Silva Paulet, 400 – Meireles)
Data: 16 de março de 2017
Horário: 9h
15.03.2017
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação (gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara